Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint Exupéry


Mais uma obra fantástica e tocante do universo infantil, que vem conquistando muitas gerações.
Como vocês devem estar percebendo, to mergulhando fundo nessa ideia de conhecer as obras infantis/infanto-juvenis, e a cada descoberta me apaixono mais por esse gênero literário.

De início o livro parece sim ser destinado ao público infantil, pela ilustrações e conteúdo, também por ser bem "fino", mas longe disso não é só "mais uma historinha". O enredo gira em torno do Pequeno Príncipe, que chega misteriosamente no deserto, e encontra um aviador até então seu único amigo na imensidão de areia, que desenha uma cabra meio que sem vontade e o menininho adora.

O Princepezinho mora em um pequeno planeta, e tem como companheira uma flor, seu bem mais valioso e que cuida carinhosamente, até que ele se cansa daquilo tudo e resolve fazer uma "expedição" em seis planetas atrás de respostas para perguntas tão sutis, com situações cotidianas que nem nos "tocamos" disso, mas ele quer saber das respostas.


De uma forma muito.... não sei como definir de tão simples que é, o Pequeno Príncipe faz críticas a humanidade ao conhecer a Terra, ele diz que a Terra não é um planeta qualquer, pois nela existem centenas, milhares e milhões de exemplares iguais àqueles encontrados nos outros visitados por ele (reis, geógrafos, negociantes, beberrões e vaidosos), ou seja, “pessoas grandes”, como denomina nosso pequeno amigo. A Terra seria uma espécie de concentração de todos aqueles tipos aos quais a obra faz sua crítica.


Isso é só um trecho resumido do que acontece na obra, sem spoilers para não estragar, mas se engana que não há mais nada além disso, pelo contrário muita coisa ainda para acontecer, e garanto que vocês ficarão abismados com o desenrolar da história, vão sobrar até lágrimas no final para os mais sensíveis (euzinho chorei) é muito lindo, uma verdadeira lição de vida, e o mais lindo disso tudo é a visão de mundo que o Pequeno Príncipe tem.

Concordo que dá para compará-lo com O Meu Pé de Laranja Lima, e O Menino do Dedo Verde, são enredos até parecidos, e as três obras apresentam a forma de pensar de uma criança.
Essa edição vem com as gravuras feitas pelo autor, que são as coisas mais lindas do mundo, deixando mais especial ainda o livro.

A obra é muito conhecida, acredito que boa parte das pessoas já leram, fiquei me culpando por não ter lido antes mimimimi, ainda não vi o filme, mas dizem que ficou bem fiel ao livro. Para variar não achei trailer dublado do filme, confiram um trecho aqui:

O livro teve tanta repercussão, que até hoje são feitas adaptações para teatro, cinema e tv, até uma série para crianças no Discovery Kids rendeu!

***Essa é mais uma obra que li em formato digital, "ah mas isso é pirataria cara, tá acabando com as editoras mimimimi" só quero deixar claro que LER uma obra no computador tá longe de ser pirataria, não lucrei com isso apenas apreciei e irei comprar o livro impresso, e quem tiver aborrecido com isso, deixo aqui uma cópia para download em agradecimento a preocupação :D



Para baixar é o mesmo esquema de sempre, clica na imagem e se delicia com a obra. Então é isso até a próxima :)
Reactions