Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Torre Negra - Stephen King (review geral)



E aí, galera, tudo certo??

Estou aqui para falar de uma série de livros muito boa mas parece ser pouco conhecida no Brasil: Torre Negra, de Stephen King.

(Obs. essa review só vai servir pra dar uma introdução na série, as reviews dos livros propriamente ditos virão logo.)
A história é muuuito boa, diverte e assusta um bocado, afinal, estamos falando do tio Stephen King.

Ela conta a história de Roland Deschain, o último de uma casta de diplomatas (ou algo assim) conhecidos como Pistoleiros. O seu mundo, na linguagem do livro, "seguiu adiante", trazendo com isso morte e destruição por vários lugares. Ele sabe onde está a origem desse problema: na Torre Negra, o centro de todos os mundos e possibilidades. Sua missão é ir até a Torre e tentar parar (ou reverter) o quer que esteja acontecendo lá.

Eu falei um pouquinho em mundos, o que significa que a história se passa no mundo de Roland e um pouco no nosso também, assim como realidades paralelas. Os dois mundos estão conectados de alguma forma, e inclusive um evento em um mundo pode repercutir no outro.

A história tem muita influência dos épicos de fantasia do século XX, principalmente de Tolkien e de sua Terra-Média. King queria ver se um épico no estilo O Hobbit/O Senhor dos Anéis funcionaria em um mundo desgastado e com um jeitão faroeste... Parece que funcionou. A série tem uma boa base de fãs ao redor do mundo e os livros fizeram um grande sucesso.

E como toda boa série de livros, houveram cogitações em adaptar a história em filmes. Existe um projeto nas mãos do diretor Ron Howard mas ela está empacada no momento. Pessoalmente, eu acho que Torre Negra funcionaria muito melhor como uma série de TV, porque a história flui um pouco como seriado mesmo (inclusive o Aaron Paul, o Jesse Pinkman de Breaking Bad, ADORA a história e quer muito ser um dos personagens principais. Please, Ron, make it happen).

No momento em que escrevo a review, eu ainda estou no livro 4, mas nessa altura dá pra ver que a história é muito boa, então...


Nas próximas semanas eu escreverei sobre o primeiro livro da série: O Pistoleiro. Então fiquem ligadinhos!! (Meu Deus, que frase mais brega)

Reactions