Destaques

10/recent/ticker-posts

Leitura Digital: As Montanhas Misteriosas - Patrick Carman


Olá!!! Voltei, e to gostando do meu 'ritmo' nesse último mês, quase um review por semana tá me agradando a lot.
Finalmente terminei este livrinho que irei apresentá-los, comecei ano passado (sem piadinhas pls) mas aí o kobo deu um bug louco no firmware, tive que trocar e passei uns dias sem e-reader, como resultado minhas leituras atrasaram e essa obra estava no meio.

Mas enfim, let's get the review started! Alexa é uma menina de 12 anos que vive numa "fortaleza" cercada de muros e cidades vizinhas, que escondem muitos mistérios. A menina muito curiosa e forever alone sem muitos amigos decide investigar as redondezas e acaba com uma chave nas mãos, o que só piora a situação pois vai mais fundo para saber do que se trata esse mistério todo; enquanto isso Warvold, o grande mestre O cara de Bridewell morre ali, na frente de Alexa assim, de bouas afinal super normal um cara morrer na frente de uma criança no meio do nada.

Durante as aventuras, ela passa pela floresta Fenyn (algo assim nao me recordo exatamente) passa por túneis estreitíssimos que dão agonia no leitor, vai para uma lagoa e acha uma Jocasta: pedra mágica que traduz os sinais emitidos pelos animais em ~~fala humana~~ (alo babel fish) a partir daí o livro pega um embalo bacana, conspirações aparecem e o foco da vez é descobrir quem está traindo a cidade dando informações aos prisioneiros de Lunnenburg (cidade vizinha) para invadir e tocar fogo no bordel.

~

A busca pelo Sebastian, nome pelo qual os animais se referem ao traidor, é incessante, deixa o que antes tinha uma leitura gostosa com uma leitura arrastada, você torcendo pra que acabe logo e o autor só enche mais linguiça ao invés de solucionar logo o caso. O final não é nada surpreendente, mas de fato foi uma surpresa saber quem era o tal Sebastian, só que depois as coisas se desenrolam tão... que você se pergunta "ué, mas esse é o final?" não chega a decepcionar mas poderia ser beeeeem melhor.

Bem, EU não sou fã de Fantasia, peguei o livro por que era de graça pra forçar mesmo esse meu lado que tem aversão a coisas fantásticas, abrir a mente e diversificar mas não deu muito certo. Como disse, o início é ótimo apesar dos nomes que sempre me complico (são muitos, oras pelo nome, oras pelo sobrenome) dei uma chance pela sinopse e também por amar infanto juvenis. Nas poucas resenhas que encontrei por aí, o autor citou que "lembra muito Nárnia" inclusive meio que criticou a obra de Lewis, mas isso vou tentar relevar; nem se enganem pois as semelhanças não vão além de falar com animais, infelizmente.

Novamente: EU achei a obra confusa, sinto que o autor se perdeu no próprio universo e não irei continuar a série, que só terminei por pura insistência. É divertido, tem muita aventura MAS literatura fantástica não é meu foco, desculpem me leitores. Sendo assim, só indico para aqueles que gostam do gênero, apesar do livro ser pequeno melhor não "tentar" para evitar futuras decepções. O autor é bem conhecido tendo "participado" da série The 39 Clues, e com o livro recente no Brasil, Dark Eden.

Os animais são carismáticos, tem uma espécie de anão-hobbit-tumnus Ypes que é uma graça, ajuda Alexa e traz uma das melhores partes da obra, também Darius o lobo que a protege durante um percurso, e o esquilo voador valem a pena serem destacados.

3 estrelas, é um livrinho interessante mas nada genial, indicado para os fãs de fantasia mesmo, pois comigo não rolou :(



As Montanhas Misteriosas, de Patrick Carman é composto por 200 páginas, comercializado pelo Editorial Presença e á venda em todo país.
Reactions