Hora de Ler: Encarcerados - Fuga de Furnace #1 - Alexander Gordon Smith


Aquela obra que você termina e fica: "O-H-M-Y-G-O-D!" então...
Esse livro é uma questão de amor por vários motivos, o principal deles é que conseguiu me tirar da ressaca literária causada por Mark Twain, que amei mas foi um pouco sofrida a leitura (desgastante por ser um pouco extenso). Nunca havia sequer visto essa capa antes, nenhum blogueiro que sigo comentou sobre, e a capa me chamou MUITA atenção, de primeira achei que fosse algo meio Steampunk por conta da máscara mesmo não sendo entrou para os favoritos.


Pois bem, vamos a historinha. Alex Sawyer (hmmm será que tem algo relacionado com o nome do autor???) ERA um projeto de marginal adolescente normal, na escola praticava bullying com os mais fracos, começou a roubar o lanche dos amiguinhos com Toby, seu "brother" até que cresceu e viu que não dava mais essa coisa de bater carteira na escola. Começou com pequenos furtos no bairro, mas também enjoou. 

Um dia sugeriu a Toby invadir casas, o amigo relutou mas como não tinha saída aceitou. As primeiras missões foram muito bem sucedidas porém nosso amiguinho Tom Sawyer ambicioso demais, resolveu estudar por uns tempos a casa mais luxuosa do bairro, que ficava há 1Km mais ou menos de onde morava. Toby se recusou e novamente cedeu a chantagem de Alex, mas dessa vez deu tudo errado...
  
Sob o céu está o inferno. Sob o inferno, a Penitenciaria de Furnace.

O pesadelo só começou a partir desse dia, ele foi incriminado não pelo roubo, mas pela MORTE do amigo que foi assassinado na sua frente, dentro dessa casa por agentes penitenciários os "terno-pretos" da Furnace o pior que ninguém acreditou no relato do menino, e ele foi direto para a Furnace, que nada mais é que uma prisão EM BAIXO DA TERRA! Agora Alex só pensa em fugir dali, vive muitas desventuras só não é espancado porque sabe lutar, faz "amizades" na cadeia para jovens infratores e MUITA coisa acontece se continuar aqui solto spoilers.

~

Sério, que livro foi esse?! Parabéns Alexander Gordon Smith, conseguiu tirar meu fôlego, fez com que eu sonhasse com a Furnace e AaAaaAaa quero logo as continuações!


A atmosfera da obra me lembrou bastante Bruxos e Bruxas a pequena diferença é que Wisty e Whit são inocentes, e Alex é um vândalo que de certa forma mereceu a prisão mesmo sendo "inocente" em relação ao amigo Toby. No decorrer da história ele faz amizade com Donovan o companheiro de cela que inicialmente é hostil, mas se mostra outra pessoa quando conhece Alex; as cenas do "almoço" são nojentas pois o autor descreve a "gororoba" de um jeito repugnante e incrível dá até nojo de comer carne HAHAHA.

Gostei MUITO do livro, a maneira da narrativa correr, os capítulos "pequenos" de 60 a 100 páginas (no kobo) ele não é muito descritivo, sabe ser sucinto e isso conta como positivo pois ODEIO autores que passam 3 páginas só descrevendo um cenário. Apesar de ser infanto juvenil achei bem pesadinho, tem cenas de violência demais da conta, terror, e uma pontinha de ficção científica parece que veio por encomenda mesmo ♥.

Bem, vou continuar a série MAS tem um probleminha: lá fora são 5 títulos (e um conto "The Night Children" falando da origem dos Ofegantes) que constituem a saga da Furnace e aqui só foram publicados os 3 primeiros pela Benvirá, nem que eu me vire pra ler em inglês mas darei um jeito, é muita ação, reviravoltas e um enredo muito bem construído.


Gostaria de agradecer que no final ficou aquele famoso cliffhanger, onde nada se fechou te obrigando a continuar a série, valeu Gordon Smith seu modafoca!

Ainda tem dúvidas? ÓBVIO que 5 estrelas nem preciso explicar mais. E FAV eterno.


FUN FACT: uma coisa engraçada no Brasil é o preço praticado nos ebooks. A cópia digital tá saindo por R$ 20,93 na Kobo, enquanto a física por 23,90 na Saraiva  certamente irei comprar o físico, por uma diferença de 2~3 reais.