Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Perdido em Marte - Andy Weir



Falaaaaa galerinha! Voltei com uma super novidade, lançamento da Editora Arqueiro para quem não dispensa uma boa história, e um enredo que prende já nas primeiras páginas.
Já adiantei uma parte do review na descrição acima, mas é isso e muito mais mesmo. Que livro...
Lembro que quando o vi na Amazon pensei se tratar de auto-ajuda pelo subtitulo, não coisas do tipo August Cury, mas aquelas coisas de empresa sabe? Me enganei feio graaaaaças a deus, que surpresa!

Mark Waltney é tripulante da Ares 3, uma missão que conta com 6 pessoas no total e o objetivo de mapear o planeta vermelho coletando rochas, amostras do solo, etc. Até que na primeira semana uma tespestade de areia os surpreende durante uma AEV (uma exploração), Waltney se perde dos amigos, fica incosciente e ao que tudo indica está morto, com muito pesar os outros partem para a nave em direção a Terra cancelando a missão. Porém nosso amigo estava apenas desarcodado, com um espeto enfiado no traje, machucado e quase sem ar, a partir daí começa a jornada de McGyver Waltney para sobreviver naquele ambiente inóspito.
Vários dilemas aparecem como por exemplo: como que ele vai sobreviver até a próxima missão daqui há 3 anos se a comida disponível mesmo com racionamento não chega a durar nem 1? O mais genial são as soluções que ele encontra para esses e muitos outros problemas que aparecem ao longo do livro.

~

Infelizmente não posso falar muito do enredo, deixo essa sinopse beeeeem reduzida senão estraga a surpresa do livro. Diante mão parece besteira, um enredo fraco e previsível mas é aí que vocês se enganam!
Andy conseguiu construir uma história original, bem sólida e que mesmo se tratando de ficção convence muito, por vezes você se pergunta se aquilo (alguns procedimentos) acontece na NASA mesmo. O embasamento científico aqui é muito forte MUITO mesmo. Tem detalhes de T U D O o que ás vezes deixa a leitura maçante porém achei necessário é só pular quando não te convém.
Dá a impressão que o autor é astronauta pra falar com tanta propriedade dos procedimentos da NASA, também em relação a química, botânica, física e tal.

O livro é ÓTIMO surpreende PORÉM, poderia ter focado mais no psicológico de Waltney, tem horas que você fica agoniado com tantos detalhes do que fazer naquele dia "e se eu coletar tantas gramas de hidrogenio do ar, colocar no deposito e hidrolise eletrons fotos bla bla bla". Vale a pena destacar o humor do personagem que mesmo na merda é bem único, consegue reagir as situações "na boa" e se sair delas também. Mark tem a disposição um pendrive com ebooks de Agatha Christie, séries de TV dos anos 70 e muita Disco Music que ele odeia, mas só tem tu vai tu mesmo.
Ah, outra coisa: tem umas partes que o livro é narrado em terceira pessoa, sobre o que está acontecendo com Waltney e meu deus... Andy é muito masoquista! Tudo dá errado pro cara, tanto que o final surpreende, além da mensagem deixada  pelo autor, uma espécie de crítica a sociedade.

No final do livro tem uma breve descrição do autor e: o cara é gatão programador desde os QUINZE anos, e hoje em dia trabalha como Engenheiro de Software. Tá explicado (em partes) a genialidade contida aqui. Se você espera mais um livro de ficção científica com robôs ou marcianos verdes que fazem barulho, situações fora do comum e seres de outro planeta: fuja. Aqui a coisa é bem "real" o que confere ponto mais que positivo para o autor.

Andy Weir
Impossível não dar 5 estrelas apesar da linguagem técnica ter me irritado um pouco e atrasado a leitura até o capítulo 5 inception quando começa a pegar fogo o livro, não virou favorito, foi bom mas não cativou.



Perdido em Marte, de Andy Weir é composto por 338 páginas, distribuído pela Editora Arqueiro e a venda em todo país.

PS: A obra será adaptada para os cinemas pela Fox e será dirigido por Ridley Scott e estrelado por Matt Damon. Ansiedade define.
PS 2: Esse foi mais um caso de livro independente da Amazon a alcançar sucesso imediato, e vir para o Brasil não muito depois de ser publicado por lá ♥
Reactions