Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Reino Secreto de Todd - Louise Galveston


Faaala galerinha! De volta com uma obra muito legal (e nojenta as vezes) que vai encantar muita gente, não só as crianças.
É um pouco difícil falar desse livro de maneira que aborde tudo que a autora quis passar, apesar de infantil tem bastante informação e de um jeito bem descontraído que é o diferencial.


Todd Buttroche tem 12 anos, seu quarto é uma bagunça, muito sujo desorganizado (e fedorento) até que um dia a Mãe decide que é hora dele arrumar aquela bagunça custe o que custar, ele conta com a ajuda da sua melhor amiga Lucy (e quase namorada) na arrumação, quando de repente encontram uma meia podre soltando faíscas. Com o microscópio da amiguinha-gênio eles descobrem que, pasmém: HÁ UMA CIVILIZAÇÃO DENTRO DA MEIA! Nada mais que a Toddlândia, um lugar cheio de seres humanos em miniatura que idolatram o menino, PORÉM não é só isso.

Ele tem sérios problemas na escola com os valentões e de certa forma sofre um bullying mesmo que de maneira disfarçada pela autora, Max Loving e seu vizinho Ernie são os carrascos principais da história pois a turminha do mal é bem maior que isso. Eis que chega o temido dia para formar grupos que irão se apresentar na Feira de Conhecimentos, e Todd é surpreendido por Max querer fazer par com ele, o menino nao pode fazer nada e aceita. Pior decisão. Max descobre a Toddlândia muito sem querer e quase arruina tudo os explorando em busca de uma nota 10 e também do sonhado XBox que os pais prometeram caso fosse bem na escola.

Em meio a tudo isso Todd passa por provações que põem em risco sua amizade com Duddy que é fã do Dragon Sensei (alooo StarWars), com Lucy sua melhor amiga-vizinha-quase-namorada e muitas questões vem a tona. Será que vale tudo pra ser popular na escola? Até deixar os amigos que sempre te apoiaram de lado?

~

A escrita de Louise é muito legal de acompanhar, ela consegue prender desde o começo com tiradas legais, cheia de humor tem uma pegada bem inocente que marca bem. O livro fala de coisas como bullying, amizade, aceitação (sobre Todd ter amigos "bobões" que fazem cosplay), dentre outros problemas dessa fase que consegue ser pior que a adolescência, deixar de ser criança e tal.

Todd é um personagem beeeem pacífico e deixa as coisas rolarem mesmo ele vendo que há saída, que algo pode ser feito, mas prefere deixar que se exploda e depois ver se consegue arrumar, isso algumas vezes me irritou. Só vem acontecer ação da parte dele na reta final da trama.


Vale destacar o acabamento do livro que é em capa dura, com uma diagramação ótima, folhas amarelas, fontes de tamanho agradável, bom espaçamento entre linhas e algumas ilustrações em início e fim de capítulo, o selo #irado é um capricho gente.

A questão da civilização foi muito bem detalhada, no começo somos bombardeados com várias curiosidades interessantes sobre biologia e química, isso continua no decorrer da obra mas de uma forma bem mais leve.
Durante a leitura só consegui lembrar do filme A Chave Mágica, da forma como os Toddlianos são retradados o que ajudou bastante pois esse filme marcou a infância de muita gente que viveu o final dos anos 90.


Não poderia dar menos de 5 estrelas, pela narrativa divertida que cumpre com a sinopse E SE FECHA #indireta sem falar que me tirou de uma ressaca literária brava, qualquer livro que seja capaz disso já é um forte candidato a 5/5* rs.

O Reino Secreto de Todd,de Louise Galveston é composto por 256 páginas, comercializado pela Editora Novo Conceito (selo #irado) e á venda em todo país.
Reactions