Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart


Faaaala galerinha! De volta, com uma super novidade da Editora Novo Conceito, o primeiro favorito do ano <3.
Mal começo já entrego o ouro sobre o livro né?! Sinceramente não sei como falar da história sem soltar nenhum detalhe e estragar a surpresa para vocês, mas vamos lá.



Mark é um menino de 12~13 anos que está doente, tem uma família perfeita, uma melhor amiga (Jessie) e um cão Beau que não larga por nada desde pequeno, até que resolve "sem motivos" fugir de casa e escalar uma montanha perigosa sem equipamentos, auxílio nem avisa a família. A única pista que ele deixa é para Jessie num cantinho bem único deles e segue para a jornada distante de tudo e todos que ele conhece.
O menino sofre uns perrengues durante o trajeto, é perseguido por trombadinhas, perde dinheiro, passa muito frio e suporta isso tudo com seu melhor amigo Beau, enquanto os pais estão desesperados procurando por ele ensandecidos sem conseguir dormir direito e aquela situação horrível com o filho perdido no mundo.



~

O livro é um típico sick-lit, um jovem adulto carregado de drama, focado nos problemas e pensamentos do protagonista mas diferente da maioria das obras no gênero o diferencial é que Mark é bem maduro para uma criança, além de não ter o complexo de coitadismo, ele ODEIA quem o tente ajudar ou sinta pena de alguma forma, acontecem coisas horríveis com o menino mas em nenhum momento ele se sente inferior.
A maneira como ele ultrapassa os obstáculos que aparecem no caminho é outra característica mostrando a determinação do menino na missão, mesmo com muito frio e fome ele não desiste; sentindo falta da família, da amiga e só tendo como consolo o inseperável Beau. Tem partes que são bem tensas e confesso que chorei aqui :(


A narrativa se alterna entre as aventuras de Mark e em seguida um 1/2 com o que está acontecendo na família naquele momento. O livro é carregado de sentimentos, da amizade dele com Jessie, do amor recíproco dele com seu cachorro, as relações em família... Por isso achei bem "forte" e me derrubou em algumas partes, lembrando que não é o foco nem a intenção do autor apelar para esse lado, as coisas apenas acontecem. A obra em si é pequena, tem cerca de 200 páginas com uam diagramação ótima, fonte grande, espaçamento ideal, folhas amareladas etc e prende muito o leitor, tornando assim uma leitura rápida e muito agradável.
Esse é o livro de estreia do autor, e posso dizer que começou MUITO bem! Algumas vezes me fez  lembrar de Quando Tudo Volta (a capa azul também) mas bem ocasionalmente.

Se tornou favorito por:
1- meu gênero "adolescente" favorito
2- Mark é um personagem e tanto
3- narrativa sólida e com final surpreendente
5 estrelas + FAV são poucos para expressar o que senti durante a leitura. Tem MUITA coisa que eu gostaria de expor/discutir mas aí soltaria vários spoilers, deixa para conversar com quem leu.


A Mais Pura Verdade, de Dan Gemeinhart, é composto por 224 páginas, comercializado pela Editora Novo Conceito e a venda em todo país.


Reactions