Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Zac &Mia - A.J. Betts



Faaaala  galerinha, to de volta! Hoje com Zac e Mia, um livro com tema pesado mas que no final das contas nem é tão difícil de lidar assim.
"pesado? como assim?" Bem, o livro tem como tema central adolescentes com câncer, qualquer coisa envolvendo doença e ainda mais a do C se torna difícil de tratar, explorar o lado dramático é o mais lógico nesse tipo de narrativa porém não é o que acontece (muito) por aqui.

A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso.

No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela.

Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.

Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro?

Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.

~ 

Okay, vocês podem erroneamente pensar se tratar de maaaais um livro sobre adolescentes com câncer em que um perde a perna e a outra morre mas podem parar por aí. Claro que esse lado é explorado mas o foco aqui é a vida de cada personagem, como ele pensa e sua visão de mundo, o livro é dividido em 3 partes sendo 2 por Zac e só a última por Mia. Diria que se trata de um Yin Yang esse livro pois um sobrepõe o outro Zac com seu otimismo mesmo estando na pior com leucemia, e Mia a menina revoltadinha que perdeu uma vida social de festas, amiguinhas e álcool por um câncer "comum" com muitas chances de viver mas só tem tempo para se odiar.

Em meio a turbulências e desentendimentos eles constroem uma amizade linda, Mia aceita sua condição e começa a olhar as coisas por outro ângulo aos poucos vai se entendendo com a Mãe e os médicos. Muitas reviravoltas acontecem, o final surpreende e só temos uma perda na história toda, a narrativa é dinâmica e devo concordar que é meio difícil de "soltar" o livro prende que é uma beleza.

Deu certa agonia o ponto de vista só de um por muito tempo, seria melhor intercalar mas isso é um detalhe que não atrapalha a leitura. 5 estrelas pela história bem construída, diagramação boa, folha amarela e personagens cativantes, super recomendo!




Zac & Mia, de A.J. Betts é composto por 288 páginas, comercializado pela Editora Novo Conceito e á venda em todo país.
Reactions