Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Duna (visão geral)


Primeiro de tudo: GUESS WHO IS FUCKING BACK. Euzinho (AKA Dan) \o/

Tive que sair do blog por motivos de força maior, mas essa força foi (quase) derrotada e cá estou eu, resenhando livrinhos e joguinhos estranhos pra vocês :D
E o livro que vou resenhar (na verdade outra série de livros) foi extremamente importante para seu gênero, a ficção científica. Estarei falando de Duna, leitores.


O primeiro livro da série está fazendo 50 anos em 2015, e como eu disse antes, trouxe importância para a ficção científica da mesma maneira que O Senhor Dos Anéis trouxe importância e visibilidade para a fantasia. Outra semelhança com LOTR é o worldbuilding: as duas séries são extremamente bem construídas e com muita mitologia e história.


Sinceramente, eu não vou conseguir cobrir todos os aspectos da história nas resenhas dos livros, só de explicar umas coisinhas básicas essa resenha geral tá virando um textão do Facebook...

Apenas para constatar: a série cobre uns 9000 ou 10000 anos (!!!!!) de história. Sério. Apenas um personagem aparece nos seis livros originais, graças ao Sci-Fi (lol). Os três primeiros livros têm personagens "fixos", apesar de haver uma distância temporal de mais ou menos 10 ou 12 anos de cada. O quatro livro se passa 5000 anos após o terceiro, e o quinto/sexto se passam uns 2000 anos após o quarto. Basicamente a história fala sobre Paul Atreides: a pessoa, o mito e todas as consequências de suas ações.


Frank estava planejando escrever o sétimo livro, mas acabou morrendo. Seu filho Brian uniu-se ao escritor Kevin J. Anderson para estudar os rascunhos do pai e escrever o sétimo livro, que acabou se dividindo em dois: Hunters of Dune e Sandworms of Dune. Os fãs mais apegados a série detestaram os novos livros, pois não tinham a profundidade e o enredo foi meio que colocado de pernas para o ar, comparando-os aos livros escritos por Frank. Não quer dizer que a dupla tenha parado, muito a contragosto destes fãs. Eles já escreveram uma meia duzia de novas histórias, ocorrendo antes, durante e depois dos livros originais.

Essa resenha cobrirá apenas os 6 livros escritos por Frank. Espero que vocês se divirtam lendo!!

Até mais :D
Reactions