Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Black Hammer - Origens Secretas - Jeff Lemire


Olá galerinha, tudo bem? A indicação de hoje é super especial e quase um evento pois não costumo ler HQ tem muuuuito tempo, também serve como motivo para voltar esse hábito, preparados?!


No passado, eles salvaram o mundo, mas agora levam vidas medíocres em uma cidade rural fora dos limites do tempo. Não há como fugir, mas Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien tentam empregar suas habilidades extraordinárias para se libertar desse incomum purgatório.

Obrigados a disfarçar seus poderes, sua natureza e suas origens aos olhos dos habitantes locais, eles personificam uma típica família disfuncional, tentando criar para si uma vida normal.

~

Black Hammer num resumo muito grosseiro é um purgatório, bem aos moldes de Caverna do Dragão onde os personagens não podem nem conseguem sair do lugar, presos há 10 anos eles tentam de tudo e obviamente nunca obtém sucesso. Mas qual o motivo desse cárcere afinal? E quem são essas pessoas?


A história começa muito de repente nos deixando perdidos nas primeiras páginas e bem aos poucos o autor vai nos introduzindo cada um da "família" Black Hammer, e mais aos poucos ainda as coisas vão se encaixando, o que achei mais legal e engenhoso na narrativa fazendo com que voltemos várias vezes as páginas para ter certeza de que (quase sempre no fim) ele revela algo muito importante sobre X personagem. É lindo!

Se engana quem pensa "ah, mas é só isso? um grupo de pessoas querendo sair desse lugar" não mesmo! Essa é uma história que tem muitos poréns e vai ganhando complexidade a cada capítulo, novos itens são introduzidos para explicar algo anterior, vão surgindo situações de explodir a cabeça e no final você tem que parar um pouco para processar aquela enxurrada de informações.

O melhor disso tudo é a construção dos personagens que é impecável, cada um com seu drama pessoal, a história acontece ao mesmo tempo que volta no passado para nos apresentar com detalhes cada "pessoa" e o motivo dela estar ali. A questão do lugar não foi explicada nesse primeiro volume, ele apenas existe e temos que aceitar, o que dá margem a muita teoria conspiratória no estilo de Lost outro aspecto que amo!

Senti uma nostalgia muito grande durante a leitura, os traços não são nada convencionais, essa cara setentista, uma homenagem-crítica aos quadrinhos no geral e até referências literárias me conquistaram. No apêndice o autor diz que fez homenagens a grandes clássicos dos quadrinhos como Batman, Capitão América; dentre outros da Era de Ouro, o que é muito perceptível até para quem nunca teve contato com eles.


Além do aspecto sombrio/estranho dos desenhos, os textos carregados de sentimentalismo, histórias profundas, personagens que vão muito além do que foi apresentado e a conexão disso tudo naquele "mundo". Tem um toque de ficção científica envolvendo o Tempo que deu um nó na minha cabeça...
Em tempo: Cel Weird é o personagem mais complexo e o que mais me chamou atenção justamente por este motivo.

Assim fica impossível dar menos de 5 estrelas para essa obra de arte! Meu deus, lancem LOGO o volume 2 Intrínseca, POR FAVOR!

Detalhes da Edição:




Os Autores:

Jeff Lemire é apenas o homem por trás do sucesso Sweet Tooth da DC, série que tentei acompanhar mas não encontro fácil os volumes por aqui. Ele ainda é autor de Homem Animal, quadrinho muito comentado na cena;

Dean Ormston fez junto com Neil Gaiman Os Livros da Magia, série essa que gerou um boom na comunidade literária por ter aparecido antes de Harry Potter e JK rowling ter sido acusada de plágio, o que foi desmentido pelo próprio Gaiman, mais conhecido como Dono da P Toda;

Dave Stewart é colorista, já foi responsável por títulos como Star Wars, Capitão América e Superman só para citar alguns;

Todd Klein é o letrista responsável pelo logo da série, e ainda falando de Gaiman, ele é o responsável pelos títulos de Sandman!


Ainda te faltam motivos para ler?! Confere então alguns materiais extras:

- A reinvenção dos Super-Heróis
- Black Hammer terá continuações publicadas no Brasil
- Book trailer

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários