Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Você nasceu para isso - Michelle Sacks


Olá galerinha, tudo bem com vocês? O livro de hoje é cheio de suspense, intrigas, e um prato cheio para quem gosta de thriller, praparados?

Sam Hurley, professor, e sua esposa Merry, cenógrafa, trocam os confortos de Nova York por um estilo de vida completamente diferente em uma casinha isolada na Suécia. Apesar do quadro idílico que o casal com um bebê recém-nascido em paisagens de contos de fada representa, problemas com raízes muito profundas ameaçam o relacionamento. Sam, que nunca contou à esposa que na verdade foi demitido da universidade, também mente sobre seu dia a dia na nova cidade.

Merry, por sua vez, sempre escuta do marido que nasceu para ser dona de casa, mas não sabe o que fazer com o ódio que alimenta por todas as tarefas cotidianas: a jardinagem sem-fim, a arrumação da casa, o preparo de refeições para a família e os cuidados com um bebê que por ora só parece dar trabalho.

O instável equilíbrio da família se perde por completo com a visita da melhor amiga de Merry, a glamourosa Frank. Ela conhece Merry muito bem, conhece sua história, e agora, com a proximidade, é capaz de ver quem Sam realmente é. Mas Frank tem os próprios segredos, e, à medida que sua narrativa se junta à história do casal, fica claro que ela sofre pelos próprios pecados e talvez não seja capaz – ou não queira – salvar ninguém.

~

Uma trama muito bem construída e cheia de segredos que vai se desenrolando aos poucos. Começamos sem saber de nada nem conhecemo ninguém, recurso que dá muito certo nesse livro pois ele vai se desenrolando de acordo com o avanço da narrativa, passamos cerca de um terço "no escuro" apenas absorvendo a história, os motivos de cada ponto aberto pela autora vem se revelarem praticamente no fim, o que achei satisfatório.

Merry vive um relacionamento altamente tóxico com um cara machista mas finge ter uma vida perfeita, que conseguiu tudo na vida e está feliz para sempre. Chega a dar raiva das decisões tomadas por Sam, tudo que Merry faz é cuidar da casa e do filho. Tudo muda com a chegada da sua melhor amiga Frank e a partir daí o livro começa a pegar fogo, pois tem intrigas, muitas descobertas de segredos sendo revelados, traição de tudo quanto é lado e se eu falar mais estraga a surpresa.

O que mais eu poderia querer? Do que mais precisaria? O amor de um marido, a benção de um filho. Isso basta... É tudo.

Eu realmente gostaria de debater a história a fundo mas se fizer isso vou entregar a história e odeio essas coisas. Posso dizer que é um livro pesado, retratando o ambiente familiar e me lembrou bastante as obras da rainha Liane Moriarty, são cenários e situações parecidas, aqui com um pouco menos de complexidade e focado nesses 3 personagens, 5 com os vizinhos.

via GIPHY

O começo é "leve" e nos dá muita raiva do modus operandi de Sam com Merry, parece muito a relação de Grey e Anastasia, a vontade que tive foi de ir lá dar uns tapas na cara dele e dizer que não se trata uma mulher dessa maneira. Os personagens são profundos, cheios de segredos, traumas do passado e uma mente doentia, todos eles sem nenhuma exceção. A trama é escrita sempre em primeira pessoa na perspectiva de cada um, os capítulos são curtos ocupando no máximo 3 páginas mas normalmente duram apenas uma, o que torna a leitura mais ágil e funciona muito bem o formato.

Ele acha que sou boa Mãe, a melhor. Dedicada, sempre carinhosa e altruísta. Sem vontade própria.
Talvez ele esteja certo sobre a última parte. Ás vezes eu me pergunto: onde estou? Ou: havia alguém aqui antes?

Foi uma verdadeira surpresa para mim, quando li a sinopse achei que seria um "Casos de Família" com muito tiro, porrada e bomba: E não estava errado! Michelle Sacks conduz uma história tensa, cheia de intrigas e mistérios (muitos mistérios vale frisar) com muita maestria, nos fazendo acreditar no que cada personagem está dizendo, nos sensibilizando em vários momentos também.
O final é muito doentio só isso que posso adiantar. Leva 5 estrelas e um favorito pois PENSE NUM LIVRO BOM!


Edição:
A Intrínseca caprichou na edição física do livro com pintura trilateral vermelha que tem tudo a ver com a história, além de deixar o livro mais bonito dando um charme extra!


Compre:


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários