Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman! - Richard P. Feynman


E aí galerinha tudo bem com vocês? Já perto de concluir o mês volto com uma leitura super especial, recomendada e necessária á todas as pessoas de qualquer área, preparados?
Richard Feynman foi um gênio incomum. Espirituoso, ele conta os casos mais engraçados e excêntricos desde a infância, quando já se mostrava um menino engenhoso e brincalhão, até o momento em que recebeu o prêmio Nobel, com a personalidade desafiadora e fora dos padrões que o tornou extremamente popular dentro e fora da área acadêmica. Suas palestras sobre física, um marco na vida de outras personalidades extraordinárias, como Bill Gates — que assina uma breve introdução neste livro —, encantaram gerações de estudantes e outros interessados em conhecimento científico de uma maneira geral.

A notável capacidade intelectual de Feynman se iguala ao seu impulso por aprender: instrumentos musicais, pintura, línguas, comportamento humano, biologia... o físico parece uma máquina de absorção de conhecimento, capaz de entender e explicar o mundo de forma inusitada aos seus leitores.

~

Não deve ser novidade para ninguém que acompanha o blog que eu gosto e admiro (bem de longe) esse campo científico-teórico e sempre que possível incluo uma leitura desse tipo na TBR. Sendo que dessa vez foi um pouco diferente de tudo o que eu estava esperando, ainda bem!, pois a leitura além de fluir maravilhosamente me inspirou MUITO, em um nível de me tirar da zona de conforto e agir no mesmo instante.

Esse livro é um perigo para as mentes criativas, vide a introdução do mestre Bill Gates.
O que mais fascina e me fez admirar ainda mais Feynman foi o lado humano dele, a simplicidade altamente proporcional a sua inteligência, um verdadeiro gênio que sempre se preocupou com as pessoas em primeiro lugar, um aficcionado por ciência que contribuiu ao máximo para o avanço da sociedade sem deixar de lado o aspecto mais primordial: ser humano.

via GIPHY

As histórias nesse livro começam desde a infância quando ele estava começando a descobrir o mundo, passando pela faculdade, até se tornar O cara que conhecemos. Sempre com muito humor o livro obviamente trata de conceitos físicos de maneira muito informal, relaxada, pois aqui não é tão importante assim, com as devidas explicações teóricas ele prossegue nos contando a história num tom que mais parece uma conversa íntima revelando detalhes algumas vezes constrangedores, outros muitas vezes hilários!

Feynman apesar de toda importância acadêmica sempre foi um "molecão" conquistando todas as pessoas que passaram por sua vida de um jeito único, isso traspassa até para nós, meros leitores anos após sua morte. Daqueles caras em que certamente faríamos questão de sermos amigos. Dos nomes a serem citados: Einstein, Bohr, Watson e Crick, todos amigos dele!

Além de ter sido altamente versátil indo para outras áreas além da física Feynman mostrou que tinha verdadeira fome de conhecimento, não importando muito o que vinha pela frente ele só queria aprender e expandir ainda mais seus horizontes. Temos relatos dele na música, biologia, NO TEATRO, e outras excentricidades a que ele se permitiu por ter uma mente aberta e a frente do seu tempo, isso que é um exemplo de homem.

Dos textos inclusos vale a pena destacar alguns de quando ele veio várias vezes ao Brasil, em especial a opinião dele em relação ao sistema de ensino daqui, uma verdadeira aula!

É nesse tom que o livro segue, confesso que muitas das explicações teóricas não consegui entender, talvez por não conter ilustrações e eu ser um leigo no assunto, mas é sempre bom lembrar: Isso não interfere na leitura. Fiquei apaixonado pela figura desse homem, me serviu de muita inspiração pois mesmo não sendo da área de física é fácil aplicar os ensinamentos dele na prática.

via GIPHY

Impossível dar menos que 5 estrelas a um livro tão inspirador, engraçado, divertido e ao mesmo tempo didático, sem pretensão alguma. Releitura na certa.

Edição:

Como é de se esperar a Intrínseca caprichou nos aspectos físicos do livro: temos pintura trilateral laranja, capa dura, papel pólen e uma capa maravilhosa para combinar com as bordas coloridas dando um charme a mais no acabamento final.



Compre:

Físico
Ebook
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários