Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Danny, o Campeão do Mundo - Roald Dahl

Olá galerinha, tudo bem? FELIZ ANO NOVO!!! A maior das minhas resoluções reflete diretamente aqui: ler e postar mais. JURO. Tem jeito melhor de começar um novo ciclo do que com Dahl? Duvido. Simbora pro post.

Nenhuma criança quer um pai chato. Toda criança quer — e merece — um pai divertido. E Danny tem o melhor pai do mundo: ele sabe consertar carros e ama viver aventuras com o filho e contar as histórias mais incríveis.

O terreno próximo à casa deles pertence ao sr. Hazell, um homem rico e assustador. Ninguém gosta nem um pouquinho dele. Então Danny e o pai decidem bolar um plano para pregar a maior peça da vida do sr. Hazell.

Mas será que eles conseguirão colocar o plano em ação sem serem descobertos?

~

Old que Dahl é um dos meus autores favoritos e quem não sabe disso nem é C.U.N.T suficiente.

Nesse livrinho vamos conhecer melhor a história de Danny que tem o MELHOR pai do Mundo, o interessante é que eles não vivem numa casa luxuosa, nem ostentam nada, mas histórias e aventuras mirabolantes são o que não faltam por aqui. E devo dizer: Através da figura paterna Dahl SERVIU!

via GIPHY

Que sabor meus amigos. Meu encanto com esse autor fica no fato dele não tratar ninguém na história como inferior, só por se tratar de uma criança nem nada hierárquico do tipo, muito pelo contrário, Danny conversa com o pai "de igual". A maior das tragédias foi a mãe ter ido embora cedo (quando ele tinha 4 meses) mas isso nunca os impediu de fazer nada, viver no trailer e ter herdado um posto de gasolina "abandonado" junto com uma oficina parece ser o melhor acontecimento da vida deles. 

O tom do livro é positivo, fofo, mas sem aquela toxidade de que tudo vai dar certo, que tem um pote de ouro no fim do arco-íris. Ainda bem, pois Dahl coloca uma camada de "realidade" na história quando o pai do menino passa por um perrengue quando inventa de caçar faisões no meio da noite dentro da floresta. Ele diz a Danny numa passagem que o ninho com os ovos eram a coisa mais linda do mundo, mas não deixava o menino tocar em respeito as aves.
A resolução dada foi bem satisfatória, mas deve sempre ser lembrado: É um livro infantil embora não pareça, de tão pra frente que é a escrita dele. 

Personagens com dilemas reais, situações absurdas, um humor ácido mas inocente, e em nenhum momento violência gráfica do tipo sangue, ou ossos quebrados. A lição aqui fica sendo mais de "moral" e ele ridiculariza os vilões a ponto de rirmos juntos da situação em que se meteram; é mágico, não consigo explicar, mas funciona MUITO.

A caça aos Faisões é um show a parte. Lá no início do livro ele vai dizendo os segredos a Danny de como ser bem sucedido nesse esporte, e a partir daí a história é sobre isso, foi um plot twist bem legal. Descobri que na vida real "não é bem assim" que acontece, de forma pacífica. É um esporte bem violento, perigoso e envolve até casos de morte; mais uma prova que Dahl tinha o poder de contar histórias pois fiquei com vontade de encher passas com crina de cavalo e caçar faisões por aí!

A estrutura do livro se divide em capítulos curtos, no meio deles ilustrações BELÍSSIMAS de Quentin Blake, o braço direito de Dahl desde sempre, interjeições assim com letras garrafais, efeitos para ilustrar o que ele quer dizer tipo quando os faisões estão tontos ou bêbados... São detalhes que até para um adulto fazem toda diferença. Imagino uma criança começando a ler tendo contato com uma obra dessas, é muito privilégio. Particularmente amo esse tipo de leitura, deleite pra crianças e pra gente cavalo com mais de 30 consegue pegar mensagens "ocultas", umas sacadas que tiram a gente do eixo...

Me diverti MUITO com esse livro, baita começo de ano!!!


Quotes:

Então, cuidado, estou avisando, quando alguém sorrir para você com a boca, mas os olhos não mudarem nada… pode apostar que é FALSO.

Adultos são criaturas complicadas, cheias de segredos e peculiaridades.

Existe um mundo inteiro de sons ao nosso redor que a gente não consegue ouvir simplesmente porque nossos ouvidos não são sensíveis o suficiente.

A maioria das coisas empolgantes de verdade que fazemos na vida deixam a gente morrendo de medo. Mas não seriam tão empolgantes se não nos deixassem assim.

Compre:

Físico
Ebook

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários