Destaques

10/recent/ticker-posts

Redes Sociais: Mais Mudanças no Twitter

image

A rede social mais acessada de todos os tempos, está com novidades novamente. No final do ano passado começaram os rumores do New Twitter com interface inovadora e que muitos não gostaram da ideia. Dessa vez não foi diferente.
O site atualizou nessa ultima quarta-feira (09/11/11) sua interface que agora vem com uma ideia de unificação, que tem o objetivo de limpar os menus principais facilitando a navegação e deixando as coisas mais padronizadas, porém se era esse o objetivo dos desenvolvedores eu não sei, mas está muito confuso ao contrário da “proposta”. Mas isso não é novidade, afinal eles já estavam testando a funcionalidade com alguns usuário bem seletos, e isso foi divulgado em abril desse ano no blog oficial deles.

Nova interface:

Inicialmente causa um certo pânico para quem já está há no mínimo um ano acostumado com o site e sabe o lugar de cada elemento. Os menus “Retweets” “Mentions” e “Favorites” antes independentes, agora estão integrados, gerando muita confusão.

Por exemplo, antes você poderia ver o painel do RT separadamente, tendo total controle e SÓ com os Retweets recebidos, ou enviados; mas agora nessa nova interface fica tudo misturado. Quando alguém lhe menciona, continua aparecendo no “Mentions” porém, nesse mesmo menu aparecem tweets seus que foram favoritados e/ou retweetados poluindo a seção, e por vezes obrigando você a usar sites externos para ver quem lhe retweetou por exemplo. A “novidade” é que agora o site avisa no menu das mentions quem começou a lhe seguir, e dá a opção do followback mas aí é a seu critério.
Há também a opção de ver só as mentions, marcando a checkbox abaixo “show only mentions” que seria justamente isso, mostrar só as mentions para não misturar muito.
mentions
Novo menu "Mentions"
Já no novo menu “activity” acontece algo parecido com outras redes tipo o Facebook: Toda qatualização dos seus followings (amigos) aparecerá aqui, isso é; “fulano seguiu 3 usuarios” ou “fulano retweetou ciclano” e também avisa quem fulano favoritou essas coisas bem úteis sabem?!
Na verdade, esse menu tá uma mistura do antigo “Retweeted by others” com as notificações dos amigos e os favorites, ou seja, não é tão inovador assim, apenas reciclaram as antigas sessões.   “Search” e “List” permanecem intactas o menu só mudou isso mesmo, mas já foi motivo de comentários dignos de 1° no Trend Topics Brazil.
activity
A novidade: Activity

Ainda não acabou, tem outro detalhe, acho que poucas pessoas notaram: abaixo do “Trend Topics” ficam as atividades recentes, as 3 últimas atualizações do menu “activity”.
Trends
Activity como submenu

O que achei disso tudo
Sinceramente? Mudanças desnecessárias, não curti em nada essa nova interface e espero que eles retirem devido as reclamações, não está nada “clean” (limpa), totalmente confusa para novos usuários, até mesmo para experientes.
Poderia ter continuado no labs ninguem iria sentir falta, essa foi uma das piores atualizações que o site já fez, possa ser que posteriormente isso melhore como aconteceu com o New Twitter, mas por hora, não achei interessante. Deveriam ao menos deixar a escolha dos usuários com a opção de voltar ao que era antes. Sem contar os bugs de carregamento persistentes durante o dia todo, e a unica alternativa nessas horas são os aplicativos-clientes do site.
Reactions