Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Eve e Adam - Michael Grant e Katherine Applegate


Faaaala galerinha! De volta com muita ação, cientista maluca e maçã (?) isso mesmo!
Desde ká peço desculpas pois esse review seria em vídeo mas devido as inimigas a alguns imprevistos tive que cancelar e demorou um pouco me acostumar a ideia de escrever pois queria muito conversar sobre ele com vocês :(

Eve é uma adolescente normal que está saindo da escola, pensando em uma maçã e de repente é atropelada por um carro; Sua Mãe Terra Spiker é dona da maior, mais conhecida, respeitada e polêmica clínica do país, óbvio que leva a filha para ser tratada lá. Depois da cirurgia Eve tem a perna engessada fica num tédio sozinha e pede a Mãe que pelo amor de deus chame a amiguinha dela para ser acompanhante por aqueles dias agoniantes, só que Terra odeia Aislim por ser meio vida louca se meter em confusões e namorar um cara que é metido com drogas.

Mas a história começa a se desenvolver quando Solo (o menino do pãozinho) chega na vida de Eve. A Mãe vendo a menina ociosa lhe dá um projeto para construir um namorado perfeito num simulador que inicialmente iria para o lixo, e como acordo se Eve aceitar ela está disposta a atender os desejos da filha, incluindo trazer Aislim para a clínica.
PORÉMMMM muita coisa se esconde atrás desse simples projeto de computador, Terra é conhecida por fazer experimentos genéticos que são proibidos e encobre isso atendendo a população sem cobrar, com pesquisas para doenças até então incuráveis mas que são tratadas lá na clínica sem custo algum, tudo em nome da ciência.

~

Infelizmente não posso revelar muito do enredo, isso é o basicão senão estraga a surpresa. Uma coisa que gostei no livro foi isso, a maneira dos autores de surpreender o leitor jogando (e revelando) os mistérios no decorrer da trama te deixando instigado e curioso com aquilo tudo, se eles quisessem esticar daria fácil uma trilogia mas ainda bem que o livro fechou bem as coisas ficou tudo muito bem esclarecido.
A obra tem romancezinho, mas foca na questão da ética batendo naquele ponto "até onde é aceitável a loucura em nome da ciência?" Terra faz vários experimentos perigosos envolvendo humanos mas para ela tudo gira em torno do progresso científico e fica aí uma questão a ser discutida.



O livro é REPLETO de ação, tem pitadas de humor, ficção científica leve mas empolga do mesmo jeito e um quase-triangulo-amoroso além das reviravoltas que são muito bacanas. Uma coisa que os autores fizeram foi surpreender, pois tinha tudo pra ser um clichezão mas estão de parabéns! O apelo tecnológico chamou muito minha atenção também como por exemplo, roubo de informaações, image boards, fóruns da internet (Reddit), criptografia e o lado macfag dos autores só mostrando produtos Apple.

Gostei também que a narrativa é dividida entre dois pontos de vista, Eve e Solo, mas não volta para contar o mesmo fato de diferentes ângulos pelo contrário, a história continua. O foco nos personagens também me agradou bastante pois apesar de terem outros coadjuvantes a trama se resumiu a galerinha do começo sem distrações.

Tá, o livro agrada mas tem uns furos, seus pontos fracos e tal. Poderia ser melhor sim, mas para um jovem adulto gostei muito da proposta apresentada fugiu um pouco da mesmice dessas "distopias" modernas Detergente Vogos Jorazes e similares. Teve gente que odiou o livro, eu curti bastante e indico. A diagramação tá bem agradável espaçamento legal e fonte legível, folha amarela e nada fina.



3 estrelas por ser uma leiturá fácil, divertida, que descontrai além de ter muita ação nisso tudo. Vale a pena ser conferido mais de perto.


Eve e Adam de Michael Grant e Katherine Applegate, é composto por 272 páginas, publicado pela Editora Novo Conceito e a venda em todo país.
Reactions