Faaaaaaaaala galerinha! Parece que já tenho o favorito de 2016 nos primeiros meses do ano, como isso? Confiram a seguir!
Para meu alívio depois de uma leitura tensa com Léxico esse livro apareceu e me curou da quase-ressaca causada por Max Barry, foi por pouco hein!
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças e apaixonado por biscoitos Oreo precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.
~
AI. MEU. DEUS! Foi o sentimento quando terminei o livro em meio as lágrimas e toda fofura envolvida nessa trama, ainda to procurando meu Blue :(
Parando com a
No começo somos apresentados aos amigos e família de Simon, parecem ser tantos personagens/nomes que de início é meio confuso porém ela soube explorar isso e já no 5 capítulo já estamos devidamente familiarizados com o "cast" da obra. Outra coisa bacana é o fato do livro ser "atual" falando abertamente de redes sociais principalmente o Tumblr, isso deu uma proximidade com a realidade principalmente ao público a que é destinado, mais um ponto positivo; sem falar nas referências musicais como Passion Pit, Elliot Smith e outras coisinhas indie-moderninhas que aparecem durante a obra.
Essa imagem só faz sentido depois de ler a obra. |
Eis a inevitável comparação que SEMPRE irei fazer por motivos de ter sido o melhor livro do gênero que li - Simon Vs Ari e Dan: O livro é bom, é ótimo, é fofo MAAAAS faltou um pouco de profundidade nas questões citadas, talvez "seriedade" seria a palavra pois tudo parece muito fácil e os problemas de alguns (maioria) dos personagens soa fútil ás vezes. Nada que tire o mérito de favorito do ano até o momento.
Extras
Quando gosto muito de um livro começo a procurar um monte de coisa relacionada feito louco e aqui vão algumas:Iggy Azalea adorou o livro!
*"Eu realmente amei ler "Simon vs a Agenda Homo Sapiens" mesmo sabendo que sou mais velha que o público-alvo (do livro)"I really loved reading "simon vs. the homo sapiens agenda" even tho i think i might be older than the intended demographic. lol.— IGGY AZALEA (@IGGYAZALEA) March 19, 2016
*tradução livre antes que me esfaqueiem aqui tá?
Uma coleção no Pinterest com fanart (se vc não leu cuidado com spoilers)
O TUMBLR DO LIVRO!
Um teste/infográfico interativo pelo EpicReads que a Intrínseca traduziu
Passion Pit, a banda que Simon ama
Quotes
Sentir-se seguro quanto à masculinidade não é a mesma coisa que ser hétero.
As pessoas perdem a dignidade quando o assunto é bolo. É uma coisa linda de se ver.
Tenho que admitir que fico nervoso só de pensar em você como alguém realmente ligado à minha vida, em vez de uma pessoa anônima da internet.
Obviamente 5 estrelas nesse livro fofo da capa maravilhosa. Leiaaaam! <3
Ah, não consegui ter problema com nenhum personagem pois antes de ler vi por acaso uma critica no facebook sobre Simon ser muito chato e o antagosnista ser melhor que ele etc. Talvez porque eu me apegue a história como um todo raaaaaaaaramente tenho antipatia com algum personagem.
Simon vs a Agenda Homo Sapiens, de Becky Albertally é composto de 272 páginas, publicado pela Editora Intrínseca e á venda em todo país.