Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Tudo Pode Acontecer - Will Walton


Faaaaaala galerinha! Hoje tem mais um Young Adult com temática lgbt preparados?!
Um pouco diferente de Simon mas ainda seguindo o "gay não assumido" temos uma narrativa leve (até demais) e um livro que prometia mais pela capa/comentários.

Tretch Farm vive em uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos onde todo mundo sabe da vida de todo mundo. O que torna ainda mais difícil o fato de ele estar apaixonado por Matt, seu melhor amigo.
Matt não desconfia de absolutamente nada e Tretch não sabe se isso é bom ou ruim... Para ele o problema não é apenas com Matt. Sua família não tem ideia de quem ele realmente é e o que ele realmente pensa no auge dos seus quinze anos. sua mãe acredita que o filho está prestes a sair com uma garota.
E Bobby Handel, que sempre insinua que Tretch é gay na escola, mal sabe que está bem perto da verdade. Aos poucos essa história revela que viver uma mentira pode não ser a melhor escolha para alguém que busca a felicidade.

~

Vamos começar ressaltando que NÃO SE TRATA DE UM ROMANCE, o livro foca "na mente" de Tretch, que se descobre gay bem por acaso e ficamos sabendo das lutas constantes que ele precisa enfrentar, como "se esconder" para a família, esconder a paixão pelo melhor amigo dentre outros dilemas típicos da adolescência que pioram pelo fato dele ser gay.
Sendo assim o livro é um pouco parado quando se refere a LGBT, não acontece muita coisa é bem leve e no geral agrada só que é morno DEMAIS.


Ao menos o autor soube dar foco no que porpôs, Tretch tem um hater na escola que no final rola uma lição de moral aí você fica "ownnnn" dá aquela sensação de satisfação com o livro todo. No geral ficamos sabendo tudo o que Trech faz, seu círculo de amizade (que inclui 2 amigos) vimos que o menino é muito ligado a família e a preocupação é válida sobre se assumir ou não.

Os assuntos tratados são bem reais diferente da utopia criada por David Levithan onde tudo é fácil, APESAR dele ser o editor desse livro, só que o máximo de influência que tem são umas partes em que o menino descreve uma cena se masturbando. Tem umas frases legais durante a obra (que não são de efeito) e nos fazem pensar um pouco sobre a vida.
Outra coisa legal são as referências musicais tem muito Taylor Swift e Ellie Goulding, também as literárias pois o personagem costuma ler muito, então tem indicações/citações de clássicos durante a obra.

Quotes

Amar alguém significa querer ver a pessoa feliz, mesmo que isso te deixe triste no fim das contas.
Você vai descobri que viver é acumular coisas boas.
Um garoto crescendo em uma cidadezinha do interior, que se vê apaixonado pelo melhor amigo e, acredite, que se dá conta disso enquanto está na igreja. (resumo do livro)

Em suma um livrinho bacana mas não escondo a pequena decepção que tive. Faltou mais drama, beijo na boca e casalzinho fofinho no final. 3 estrelas pela distração.


Tudo Pode Acontecer de Will Walton, é composto por 248 páginas, publicado pela V&R Editoras e á venda em todo país.

Reactions