Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Welcome to Night Vale - Jeffrey Cranor, Joseph Fink


E ai galerinha, tudo certo?! De volta com um livro muito louco e que deixou muitas saudades também, bora conferir?



O podcast Welcome to Night Vale conta as histórias da cidade de Night Vale, uma amistosa comunidade no meio do deserto onde todas as teorias da conspiração são reais.
No formato de um programa de rádio, Cecil Palmer, locutor da rádio comunitária, informa a todos as pequenas estranhezas dessa pacata cidadezinha — onde fantasmas, anjos, alienígenas e agências governamentais misteriosas e ameaçadoras fazem parte do cotidiano dos cidadãos.


Desta vez, a chegada de um homem de paletó bege faz com que as vidas de duas mulheres, cada uma com seu mistério, virem de cabeça para baixo. Como todos em Night Vale, a proprietária da loja de penhores, Jeckie Fierro, gosta de sua rotina. Por isso, quando um homem de paletó bege aparece na loja e interrompe a imutável rotina da jovem, ela fica sem chão. Ele lhe entrega um papel com duas palavras escritas à mão: KING CITY. Tudo naquele homem a deixa nervosa, especialmente o papel, do qual Jackie não consegue se livrar.

Diane Crayton tem um filho de quinze anos. Josh é um adolescente normal: de humor e forma inconstantes. Ele às vezes é humano, mas em certas ocasiões prefere parecer um abajur ou ter asas e tentáculos. Josh está cada vez mais curioso sobre o pai que nunca conheceu, o que deixa Diane transtornada, pois Troy, pai do menino, começa a aparecer em todos os lugares onde ela está (e com a mesma aparência de quando deixou a cidade e se mudou para King City, anos atrás).
É um desastre iminente.

As duas mulheres vão se unir na busca por respostas, assombradas por aquelas palavras que parecem ser a solução de tudo: KING CITY, a chave para todos os segredos, que, tomara, trancará o passado e abrirá as portas do futuro. Isso se elas conseguirem achá-la.
Caros ouvintes, bem-vindos a Night Vale.

~

Loucura é a palavra que define essa história se isso for possível. Nada aqui tem um sentido ao mesmo tempo que as coisas se encaixam tornando normais do jeito delas, no fim das contas tem um sentido sim mas nada comum, é bom avisar que de inicio haverá uma estranheza até se acostumar com o livro e pegar o ritmo (que é maravilhoso de tão fluido).

Sempre com lembrar que o livro é baseado num programa de rádio (podcast) que conta a história dessa cidade; o legal é que tem uma galera que traduziu os 30 primeiros episódios!
O original continua no ar toda segunda feira, ah, e tem uma versão brasileira muito legal também vale a pena conferir.

A história dessas duas mulheres se encontram em meio a muita coisa absurda que vem acontecendo na cidade, digamos que um papel as uniu e irá transformar a vida delas ainda mais.
Por vezes fiquei confuso e tive que reler, a diferença desse livro para os outros de “fantasia urbana” é que tem alguns mistérios principais que são resolvidos dando ao leitor um esclarecimento deixando os demais apenas “acontecerem” e isso reconforta no sentido de você não passar o livro todo perdido esperando um norte.

Em meio a tudo isso a mensagem que os autores quiseram passar foi ótima, a principal sobre família e estreitamento de laços, também há espaço para a representatividade pois é a coisa mais normal do mundo os habitantes do Night Vale terem relações homoafetivas (eles não usam o termo).
Coisas realmente bobas para nós é que são absurdos proibidos por lá a exemplo das canetas esferográficas!


Uma coisa que não ficou tão clara foi em relação a cidade: Ela existe? (no livro) Eles já morreram e estão presos no “tempo”? Pois quase ninguém sabe da existência da cidade e quem entra não consegue sair, o tempo lá não existe, as palavras mudam de significado todo dia dentre outras peculiaridades.

Impossível dar menos de 5 estrelas, fiquei com saudades da cidade mais louca do mundo, uma mistura de Alice no pais das maravilhas com O Guia do Mochileiro das Galáxias que deu muito certo!


Quotes


Tudo na loja de penhores custa o mesmo preço, não importa quanto Jackie lhe oferecer pelo item.
Descubra oito segredos governamentais e ganhe um sequestro e uma redefinição de personalidade grátis para esquecer o que descobriu!
As vezes é difícil para dois grupos científicos se darem bem quando o princípio fundamental de uma ciência é desmentir a existência da outra, como acontece entre meteorologistas e geólogos.
Eu acredito em você, Diane. Discordo, mas acredito você.
A memória é uma tênue invenção humana e que nada importa no Grande Esquema das Coisas, então tanto faz.
Reactions