Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Antes da Queda - Noah Hawley


Olá galerinha tudo bem? Antes de tudo: SAUDADES! Não prometo aparecer com frequência, mas sempre que der estarei publicando algo por aqui então não achem estranho essas aparições surpresa. Bem, o livrinho de hoje é um que desde o lançamento eu desejava mas esquecia sempre na lista infinita, estão preparados?!

Em uma noite quente e nebulosa, onze passageiros decolam em um jatinho particular da ilha de Martha's Vineyard em direção a Nova York. Porém, dezoito minutos depois, o imponderável acontece: a aeronave despenca no oceano. Os únicos sobreviventes são Scott Burroughs, um pintor desconhecido e fracassado, e J.J., um menino de quatro anos, filho de um magnata milionário do ramo das telecomunicações.

A riqueza e o poder de parte dos passageiros despertam as teorias mais variadas sobre a queda: tantas pessoas influentes teriam morrido em um acidente por mero acaso? Ou teria sido vingança, terrorismo, queima de arquivo? Com capítulos alternando entre os acontecimentos subsequentes à queda e o passado dos passageiros e integrantes da tripulação, o mistério que cerca a tragédia se torna cada vez maior. Enquanto as tramas dos personagens se desenrolam, estranhas coincidências apontam para uma conspiração.

~

Livro maravilhoso desde o início, talvez o único problema seja a quantidade de contexto que o autor nos dá, contando a história de cada vítima envolvida mesmo sendo algo necessário ele talvez tenha esticado um pouco algumas partes. Muito suspense e teorias da conspiração aparecem a cada nova descoberta sobre o acidente, acusações a um dos únicos sobreviventes não fazem sentido até de fato a investigação ir por outro caminho, mas enquanto isso muita angústia em cima de um inocente.

via GIPHY

Comecei esperando isso mesmo, caos, queda de avião, sobreviventes na água bem no estilo de Lost e fui muito bem recompensado por estar com as expectativas corretas, porém não deixou de me decepcionar um pouco com o desenvolvimento da trama que poderia sim ser bem menor, detalhes que no fim das contas não são relevantes e serviram mais para criar uma atmosfera, um certo "hype" e nada além disso. Por vários momentos a leitura se tornou cansativa mesmo naquelas partes em que o autor prometia revelar algo ou explorar outro "núcleo" por assim dizer.

A história é muito boa mas demorei bastante a me conectar de fato e quando isso aconteceu o livro acabou. Muito suspense e clima criado em cima de algo simples, quando mostrada a resolução ficamos sem saber como reagir pois muitas coisas ficaram em aberto apenas dando a entender o que pode ter acontecido em seguida, não gostei muito do caminho escolhido pelo autor para finalizar a obra.

Uma das partes mais interessantes é quando exploram os quadros de Scott e quando contam a história dele, o típico pintor fracassado ex-alcoólatra sobrevivente de um acidente aéreo sendo acusado injustamente do que definitivamente não fez.

via GIPHY

Demorei mais do que o normal com esse livro mas ainda assim o recomendo para quem gosta de suspense, teorias conspiratórias envolvendo grandes corporações e o próprio governo.
A razão da queda... poderia ter sido bem melhor, dá pra aceitar mas é aquela coisa...

Leva 3 estrelas pelo ritmo lento em determinada parte e a resolução fácil de algo que vinha se desenvolvendo durante toda obra. Vale a pena, mas é bom ser avisado desses poréns.


Quotes:

Todos nos tornamos caricaturas de nós mesmos quando vivemos o suficiente.

A vida pode nos paralisar, nos transformar em estátua se pensamos nas coisas por muito tempo.

Acreditamos que inventamos nosso mundo de máquinas para benefício próprio, mas como sabemos que não estamos ali para servi-las?

Será que a televisão existe para que a gente assista ou nós existimos para assistir à TV? 

E se, em vez de uma história contada em uma ordem consecutiva, a vida for uma cacofonia de momentos que nunca abandonamos?

Compre:

Ebook
Físico
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários