Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Beijo no Asfalto - Nelson Rodrigues


Olá galerinha, tudo bem com vocês? Hoje revisito um dos meu autores favoritos, em um gênero que não estou muito habituado mas mesmo assim faço um esforço, estão prontos?!

Arandir, um homem casado, beija a boca de outro homem, que acaba de ser atropelado, realizando assim o último desejo deste. A cena é presenciada por Amado Ribeiro, um jornalista que resolve tirar proveito do episódio. Com o destaque do caso, Arandir se isola, sofrendo com a descrença de todos à sua volta, e se vê compelido a um destino que não consegue modificar. Sexualidade, intrigas, falta de ética da imprensa e da polícia e crise familiar são os ingredientes desta famosa peça de Nelson Rodrigues, escrita em 1960.

~

Uma das peças mais notáveis da carreira do autor, mostra de forma caricata como a homossexualidade era um tabu naquela época (1960) a ponto de ser considerada como crime dos mais hediondos que um homem poderia cometer. Tendo o beijo como foco, outros temas são abordados e ao se aproximar do final da leitura não se mostra mais tão importante assim sendo ofuscado por abuso de poder, um pai totalmente apaixonado pela filha no sentido de posse, e uma esposa atormentada alheia a tudo que acontece ao seu redor.

O verdadeiro retrato da sociedade hipócrita, representada pelos policiais e delegados que começam a pressionar Arandir por algo simples como um beijo, tomando proporções absurdas (e desnecessárias), pondo em dúvida a credibilidade de um jornalista que arrisca tudo por um bom escândalo com o intuito de vender jornais. Claro que o desenrolar disso tudo não poderia terminar de outra maneira tal qual diz o subtítulo "Uma tragédia carioca em três atos".

É bem chocante apesar de tudo, dá raiva principalmente do delegado que insiste em fazer tempestade com o beijo, a esposa alheia a tudo acredita nas opiniões públicas e dá muito crédito a tudo que sai no jornal, sem ao menos dar chance ao marido de explicar a situação. A típica novela Global, muito drama desde o início, umas partes que de tão absurdas se tornam engraçadas e um final cheio de tensão e muito sangue.

Sem sombra de dúvidas leva 5 estrelas e fica de recomendação para quem nunca leu nada de Nelson, pode ser um ótimo começo!


Compre:

Ebook (grátis no Kindle Unlimited)
Físico

Extra:

Seguem adaptações que foram feitas para o cinema com igual relevância a obra original.

A icônica de 1980:


E uma mais nova de 2018
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários