Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Nós já moramos aqui - Marcus Kliewer

Olá galerinha, tudo bem com vocês? Hoje trago um thriller/horror psicológico bem diferente do que estamos acostumados. Estão preparados?!

Casadas há alguns anos, Charlie e Eve ganham a vida comprando imóveis a preços baixos e os revendendo com lucro após reformá-los. As duas mal podem acreditar na própria sorte quando adquirem uma antiga casa em uma vizinhança pitoresca ― e meio isolada ― no interior do estado do Oregon.

Um dia, durante os preparativos para a reforma, alguém bate na porta. Um homem com a esposa e os três filhos, alegando já ter morado ali décadas atrás, pergunta se poderia entrar para mostrar o lar da sua infância para as crianças. Sozinha em casa e incapaz de dizer não, Eve deixa os cinco entrarem.

Assim que os estranhos adentram a casa, coisas inexplicáveis começam a acontecer, incluindo o sumiço da filha caçula da família e uma aparição fantasmagórica no porão.
Mais estranho ainda é o fato de que aquelas pessoas parecem não perceber que a visita inconveniente e cada vez mais longa já deveria ter terminado faz tempo. E, quando Charlie some de maneira repentina, Eve aos poucos vai perdendo o controle da realidade. 

Há algo terrivelmente errado com aquela casa e aquela família ― ou será que Eve caiu em uma espiral de loucura?

~

O que falar de uma obra que já te pega na pré venda, só pela capa e quando lê a sinopse o feitiço tá feito? Pois é, expectativa o nome. 
Embora tenha respondido a 85% do que EU esperava, rolou uma decepção bem de leves, mas já explico o motivo em detalhes e sem spoiler.

Preciso deixar bem claro que o autor é muito sagaz na questão de prender a pessoa, você vai lá todo inocente "é só um capítulo pra ver se gosto" aí olha o relógio são 1 da manhã pois não conseguiu parar de ler até entender o que de fato estava acontecendo. Ou tentando.
Também é bom avisar que a história é sobre tentativa (para nós leitores) afinal estamos tão perdidos quanto a protagonista.

A estrutura intercalada entre "narrativa" onde se passa a história em si, e documentos embora eu não seja fã por quebrar o ritmo em muitos casos, aqui funciona. Os docs servem de complemento ao capítulo anterior, ás vezes pro seguinte, cabendo a gente montar o quebra cabeça com os poucos indícios e mínimas explicações que são jogadas a esmo. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo - a narrativa de Schrödinger.
Bom - por nos deixar atentos a cada detalhe, fazendo um trabalho quase de detetive
Ruim - nada é explicitamente explicado, não há certeza de nada por aqui.

E entramos na questão em que o livro me arrebatou: prometeu um musse e simplesmente foi embora. Sabe aquele "Meia noite eu te digo" ou "Vou ver e te falo"? Foi essa a sensação que Marquinhos deixou com seu livro de estreia, muito bem escrito, uma história sólida, digna de filme (será adaptado em breve) aquele medo de arrepiar a espinha mas... É... Então...

As "pitadas" de ficção científica foram um dos aspectos que mais me pegaram aqui. Tem realidade paralela, "viagem no tempo", multiverso, tudo acontecendo ao mesmo tempo entre portais dimensionais, DENTRO DE UMA CASA. Insano... Mas como bom leitor de sci-fi fiquei seco por uma lógica nesse sistema quando na realidade não há.
Um dos trunfos desse gênero (ele flerta com o New Weird por isso o sci-fi) pelo que andei pesquisando é o feeling, o medo que você sente, tudo pelo caos. Sentido? Talvez amanhã.

Isso não é uma crítica pesada afinal de contas gostei bastante do livro a ponto de me pegar pesquisando sobre os documentos depois. 

Aliás, uma curiosidade MUITO da interessante: O plot original surgiu num "fórum" o Reddit, mais específicamente no r/nosleep onde foi publicado de forma seriada, até ganhar corpo e virar um livro. Isso explica o DNA da obra: uma creepypasta de luxo que bebe da fonte do horror cósmico de Lovecraft, mas com uma roupagem moderna. É o tipo de bizarrice que a gente encontrava nos confins da internet e que agora ganhou capa dura.
É legal por ser maduro, não cair em clichês, e conseguir entregar algo novo no meio de tanto que já foi feito. Bati palmas de verdade pra ele, não fossem os últimos (2?) capítulos teria virado um favorito.

Recomendo? Bastante. É uma baita leitura principalmente se você assim como eu não tiver o hábito de consumir horror. Peguei achando que fosse um thriller, mas esse é um daqueles onde começa num gênero e vai se mutando para outro(s) de forma tão fluída que você nem nota.


Quotes:

Tudo o que pode dar errado vai dar errado.

Às vezes, era mais fácil simplesmente derrubar tudo e começar do zero.

Compre:

Ebook
Físico

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários