Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Histórias de Horror: O Mito de Cthulhu - Howard Phillips Lovecraft


Fala galera! Esse livro foi o que recebi da parceria com a Martin Claret, que falei no In My Mailbox e também aqui no blog.

O livro é composto por contos de terror, que resumidamente tratam de mistérios envolvendo cultos
macabros dentre outras coisas bizarras, muito bem explicadas. Mistério é o que não falta em todos os contos, onde vem se descobrir as coisas quase no final de tão intenso que são, o primeiro principalmente, o mais elogiado da coletânea e mais "macabro" de todos, mostrando em algumas partes especie de canibais.
 
São quatro contos: O Mito de Cthulhu (o central), O Horror de Dunwich, Sussurros na Escuridão e para fechar com muito terror O Assombrador das Trevas; que por curiosidade são os contos mais importantes de Lovecraft, os que fizeram mais sucesso e são essenciais para conhecer a obra do autor.


Confesso que o primeiro (O Mito de Cthulhu) atrasou muito a leitura, pela quantidade de detalhes que as vezes desnecessaria, um exagero mesmo, mas que depois (muito depois aliás) no final começam  a "fazer sentido" e também é massante a leitura por conter muitos termos acho que científicos, te obrigando a consultar o dicionário se quiser continuar a ler.

Já o segundo (O Horror de Dunwich) é mais light, um pouco menor, e bem menos cansativo, pelo contrário chega a ser instigante e direto, um dos melhores do volume.

Sussuros na Escuridão, onde dois estudiosos se encontram devido a divergências que os aproximam sobre corpos estranhos aparecendo depois de uma enchente, reina o mistério e lembra um pouco essas séries de investigação criminal.

Já o último (O Assombro das Trevas) é o menor do livro, e meio que uma releitura do Mito de Cthulhu, de uma forma muito intrigante, esse tem traços bem marcantes de Allan Poe.


Howard quem?



Provavelmente você não conheça o autor então vamos lá, a uma breve descrição:

Howard Phillips Lovecraft foi um escritor americano famoso por seus livros únicos que unem fantasia ao terror, de uma escrita peculiar e ainda com toques de ficção científica á lá Júlio Verne, que teve como influência o grande Edgar Allan Poe, muito presente essa influência nos seus contos; escreveu vários contos de terror e suspense ao longo da vida.
Nasceu em agosto de 1890 e morreu muito novo, em março de 1937, aos 46 anos.

Até hoje serve como influência para vários escritores que estão no "hall da fama" da literatura como Stephen King e Neil Gaiman, também é possível notar influências dele em games, revistas, e até músicas, como essa do Deadmau5 que leva o nome do monstro de pedra inominável Cthulhu, dentre outras coisas.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários