Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: João e Maria - Neil Gaiman, Lorenzo Mattotti


Faaala galerinha! Eis que chegou o tão esperado mês do horror na blogosfera, onde todos estão insandecidos lendo obras que remetem ao terror/halloween. Por aqui vamos começar também e em grande estilo!
Não é exatamente horroooooor, mas a obra é bem sombria e isso que importa mesmo, além de ser Neil Gaiman acho que dispensa apresentações. Numa nova roupagem de um conto clássico dos Irmãos Grimm e ilustrações sinistras de Lorenzo Mattotti, o mestreda fantasia moderninha promete nos presentear com uma história totalmente "nova".


O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria.

Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.

~

O acabamento do livro é simplesmente SENSACIONAL! Capa dura, papel couché, folhas duplamente ilustradas e pouco texto, ideal para crianças inclusive. Agora sobre a história em si não mudou muita coisa, foram alguns detalhes quase que imperceptíveis tanto que reli o conto original para comparar. Foram mudanças sutis que deixaram a história mais "família" por assim dizer, uma coisa mais mágica do que trágica e com final feliz levemente alterado.


Vale a pena? ÓBVIO que sim, mas E~U~ esperei que viesse algo totalmente diferente que fosse apenas baseado no original, quando na verdade as alterações que houveram foram detalhes, talvez por ser direcionado ao público infanto-juvenil mas ainda assim é uma belíssima graphic novel que vale a pena ser conferida de perto. 5 estrelas para essa belezinha ♥

João e Maria, de Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti é composto por 56 páginas, publicado pela Editora Intrínseca e á venda em todo país.
Reactions