Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Amor Veríssimo - Luis Fernando Veríssimo


Faaala galerinha! De volta com literatura nacional, uma recomendação super divertida que promete arrancar risadas.
É mais ou menos essa a proposta do livro e ele consegue de um jeito incrível, além de despertar outras reações também.

Das artimanhas masculinas para levar uma mulher à cama aos desgastes da rotina conjugal, os relacionamentos amorosos sempre forneceram um vasto material de inspiração para Luis Fernando Verissimo.

Nas cinquenta crônicas reunidas em Amor Verissimo, o amor aparece em todas as suas variantes: o primeiro amor, o amor à primeira vista, o amor platônico, o amor carnal, o “amor” por interesse, o amor pelos amigos, o amor dos pais pelos filhos, o amor por si mesmo, o amor antigo, o amor que ultrapassa as barreiras de língua e de nacionalidade.

~

A M O livro de contos, esse não foi diferente dos demais na questão de terem uns ótimos, outros regulares e outros tão chatos que pulei. Veríssimo trata de assuntos tão diversos que fica até difícil destacar os contos que chamaram mais atenção.

Trauma: Conta a história de um casal separado em que o filho convive a maior parte do tempo com a Mãe, e vai para casa do Pai nos fins de semana, a graça toda é o "leva e trás" de cada um perguntando ao filho como seu ex está. O final surpreende com a saída genial do menino para aquela situação chata.

Recaída: Um gay "contrata" uma mulher para ser sua namorada e apresentá-la nas festas de fim de ano da família. Mais um conto com reviravolta incrível e que me arrancou umas boas risadas pela cara de pau.

Até a Esquina: Conto pequeno que usa de muito sarcasmo, nota 10.

O filósofo e seu cachorro: A COISA MAIS LINDA DESSE LIVRO! Daquelas histórias de amor envolvendo cão e seu dono, muito linda mesmo.

Tudo Sobre Sandrinha: Sabe aquele ex maravilhoso que você nunca esqueceu? Então, fala de obssessão esse conto mas de uma maneira até "bonitinha".

Entreolhares: Sobre a inocência de uma menina com seu primeiro amor, que é um bandido mas ela não vê até que os pais a alertam.

A Vingança: Desilusão amorosa de um amigo muito querido, onde tentam consertar dando o troco na mulher e... Não vou continuar por conta de spoiler.

Então foram esses que mais me chamaram atenção ou que lembrei de fazer uma nota mas o livro é muito gostoso de ler, muito bem escrito, o tempo passa que quando você para já tá na última página. Foi minha primeira experiência com o autor (que minha irmã é fã) 4 estrelas!


Ah, tenho OBRIGAÇÃO de comparar com Nelson Rodrigues pois (para mim) é o mestre dos contos e peças etc etc etc. Os de Veríssimo são beeeeem mais leves, menores mas isso não desmerece em nada, só que estou acostumado com a acidez de A Vida Como Ela É e as outras coletâneas de Nelsinho. Mais um autor incrível para meu haul de favoritos.

Amor Veríssimo, de Luís Fernando Veríssimo é composto por 200 páginas, publicado pela Editora Objetiva (selo da Record) e á venda em todo país.
Reactions