Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Fantasma - Jason Reynolds


E aí galerinha, tudo bem? Hoje tem indicação de um livrinho muito bacana, leitura leve e cheio de mensagens, preparados?!

Correr é algo que Fantasma sempre soube fazer, mas nunca levou muito a sério. Afinal, seu maior sonho era ser jogador de basquete e, quem sabe, entrar para o livro dos recordes.
Até que, certo dia, ele disputa uma corrida contra um dos melhores atletas de uma equipe que está treinando na pista de atletismo do parque. E vence.

O técnico percebe que aquele garoto tem talento de sobra e quer que o menino entre para sua equipe de qualquer jeito. O problema é que Fantasma também tem muita raiva e um passado que tenta desesperadamente deixar para trás.
Um passado que exerce sobre ele uma força destrutiva que pode impedi-lo de dominar seu dom e achar seu verdadeiro lugar no mundo.

~

Que história linda! Fantasma é um menino que tá na 7 série do fundamental, cheio de problemas na escola e em casa, fugindo de um pai que tentou matar ele e a Mãe, lidando com um agressor na escola (não é bullying pois ele não costuma levar desaforo para casa) e em meio a tudo isso ainda existem os conflitos internos do menino por morar na periferia, num bairro onde ninguém ousa citar.


O narrador é muito sincero o tempo todo, aberto ao leitor e sem rodeios. Acompanhamos as poucas amizades que o menino tem de início, tudo que se passa na cabeça dele, assim entendendo todas as motivações que o levam a agir daquela maneira. No meio da história Fantasma comete um "crime" e o autor não alivia pro lado dele o que achei bacana, por se tratar de um livro para crianças em formação e de certa forma estar educando os pequenos que estão entrando na fase mais turbulenta da vida: a adolescência.

A escrita de Jason é extremamente fluída, as vezes poética, o livro voa na mesma velocidade que Fantasma nas pistas de corrida, um ritmo intenso com poucas reviravoltas mas nem por isso menos interessante do que parece. Foi uma grata surpresa esse livro bem diferente do que eu esperava, daqueles que deixam o coração quentinho pós leitura, daqueles que a gente quer indicar para todos os amigos, presentear todo mundo para conhecer a história e tal.

Também é notável o trabalho de pesquisa que o autor teve ao falar sobre corridas, os termos e tudo relacionado ao universo dos esportes. Mesmo se passando em ambiente escolar, a história tá livre daqueles clichês "high school americano" e explora outros assuntos pouco abordados na literatura contemporânea para jovens leitores atualmente; de longe me lembrou Yaqui Delgado, só que bem mais leve. Para quem ao menos leu a resenha viu que Yaqui Delgado é um livro bem pesado.

Outro título que me veio a mente durante a leitura foi Extraordinário, esse tem muitas similaridades se desconsiderarmos a condição de Auggie, mas isso é assunto para um futuro post.

Nota 10 para a diagramação: letras grandes, ótimo espaçamento entre linhas e margem centralizada 💛

Fantasma é o primeiro volume de uma série chamada Tracks (ainda sem título por aqui mas seria algo como "trilhas") e o último volume sai lá fora em abril.

Sem dúvidas 5 estrelas para Castle Crenshawn "Fantasma", super indicado e já quero os outros volumes da série!


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários