Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Primeiro Homem: A Vida De Neil Armstrong - James R. Hansen



Olá galerinha, tudo bem com vocês? O livro de hoje é um pouco diferente do usual por ter uma base histórica muito forte e não se tratar de narrativas inventadas, os famosos livros de não-ficção, os quais me propus a ler mais esse ano. Enfim, estão preparados?!

Em julho de 1969, o mundo parou para assistir à primeira pessoa a pisar na superfície de outro corpo celeste que não a Terra. Você já deve ter ouvido a frase que Neil Armstrong disse naquele momento: “É um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.”

Discreto e avesso a discussões, Armstrong foi alçado ao estrelato no instante em que deu aquele primeiro passo na Lua. A mítica em torno do homem se expandia conforme o mundo inteiro acompanhava a saga que definiria a nossa história.

Frente a tamanha magnitude, o historiador James R. Hansen trabalhou minuciosamente para fazer jus à importância de Neil: entrevistou mais de 120 pessoas, teve acesso a documentos privados da família Armstrong e gravou mais de 50 horas de entrevista com O Primeiro Homem.

O resultado é uma biografia rica em detalhes e fotos que apresenta a infância de Neil, os bastidores da missão especial Apolo 11, os percalços da fama e a trajetória do astronauta depois da NASA. Uma obra essencial para quem é fascinado por história, pelo espaço e por grandes personalidades.

~

Podemos concluir pelo pouco que foi mostrado que Neil foi o típico nerd nos anos 40 e durante a faculdade, antes de pisar na lua e ficar mundialmente reconhecido. Mesmo com essa fama toda ele era um cara reservado, simples, muito "família" e viveu para isso, os filhos a esposa e suas plantações.


O livro peca no principal aspecto que seria justamente esse, detalhes íntimos de Neil, coisas que nem os tabloides sabiam na época, novas curiosidades para o público geral (motivo esse pelo qual me interessei no livro) mas isso é deixado de lado e o foco mesmo são as missões de preparação, a carreira militar dele, fala MUITO de aviões, mach, velocidade do som, caças e não sei mais o que tornando a leitura densa, extremamente técnica e cansativa. Isso me deixou um pouco triste pois a parte que o autor fala da vida de Neil é ínfima e bem esparsa, sinceramente, não me interessa saber como eram os dias dele na marinha com tantos detalhes técnicos, tantas explicações que não chegam á lugar algum...

via GIPHY

Poderia ter sido mais dinâmico e infelizmente não me acrescentou muita coisa, só fiquei com medo de outras coisas desse biógrafo com tanta prolixidade. O que deveria ser um livro de leitura simples se torna um fardo para quem não está acostumado com os jargões e esse mundo militar, e explicar não ajuda muita coisa dado o contexto em que gostaríamos de conhecer a pessoa, não o trabalho dela. Isso tudo obviamente sem tirar o mérito do trabalho que James teve em compilar todo o material que deu origem ao livro, deixando bem claro. Só não funcionou comigo nem foi o que eu estava esperando inicialmente.

Sendo assim ele leva 2 estrelas, faltaram muitos detalhes pessoais, uma linguagem mais leve em relação á parte militar e um monte de coisa que nas biografias anteriores que li não aparecem aqui.


Compre:

Físico
Ebook
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários