Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Mundo em Caos - Patrick Ness


Olá galerinha, tudo bem com vocês? Sei que passei um tempo longe, mas PROMETO voltar com tudo esse mês, e para começar nada melhor que uma distopia! Estão preparados?!

Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo.

Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres?

~

Devo começar dizendo que há muito tempo desejo ler essa obra e por isso, as expectativas estavam lá no céu, em parte foram correspondidas pero no mucho.


via GIPHY

A estrutura do livro é bem diferente do usual, eu arriscaria até dizer que é experimental pois Ness escolhe um caminho existencialista, carregado de emoções dos personagens, violência, tensão e suspense no volume máximo além da questão "eu" de se olhar por dentro e essas coisas que fazem parte de livros mais "cabeça". Ele sabe brincar com as palavras fazendo experimentos com poesia, jogo de palavras, trocadilhos, muitas frases de efeito, fluxos de consciência, dentre outras características peculiares que não vemos em livros destinados a esse público, o que é muito bacana.
Devo admitir que mesmo com linguagem coloquial o livro é bem maduro.

O foco é o personagem principal, Todd e suas desventuras, pois nunca vi personagem para sofrer e correr tanto, características que ás vezes tornam o livro um pouco cansativo, é tensão demais além de um mistério que vai se acumulando desde o início e que só é resolvido em partes ainda assim nos deixando com mais dúvidas que respostas propriamente ditas.

A história em si é agoniante pois só de imaginar um mundo extremamente hostil sem mulheres, crianças, nem privacidade dos próprios pensamentos me deixa sufocado, me fez lembrar o filme Eu Sou a Lenda pela construção homem-cachorro, além do cenário pós apocalíptico.

via GIPHY

Esse é o tipo de história que quanto menos soubermos melhor será a imersão na hora da leitura, logo prefiro não focar nesses aspectos pois ele vai se construindo com o decorrer do tempo.
Achei um pouco demais o número de páginas e fiquei com a sensação de ter sido enrolado embora seja recheado de ação em suas quase 500 páginas, sendo que faltou algo, senti um certo "vazio" que não justificou isso tudo.

O legal é que nessa edição temos um conto extra no final onde explica algo sobre um certo personagem quando ele aparece na história. Lá fora os contos foram lançados separadamente e aqui em cada volume da trilogia teremos esse bônus, o que achei incrível. Mimos da Intrínseca para nós leitores brasileiros.
Para finalizar: Vai virar filme, já está sendo gravado e o próprio autor é muito ativo nos sets sempre postando notícias e muitas fotos sobre. Estou bastante curioso com o resultado disso tudo.

Leva 4 estrelas pelo conjunto da obra, a ousadia em tentar algo novo (e ter conseguido) sem contar o fato de ter aguçado minha curiosidade pela continuação.


Compre:
Físico
Ebook
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários