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Hora de Ler: A Regra é não ter Regras - Reed Hastings, Erin Meyer


 Olá galerinha, tudo bem com vocês? O livro de hoje é bem diferente do que estou acostumado a trazer por aqui mas tão bom quanto. Preparados?

Nunca houve uma empresa como a Netflix. De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming, em vinte anos a companhia se tornou um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo. Com mais de 180 milhões de assinantes em 190 países e uma receita anual de bilhões de dólares, a Netflix causou uma verdadeira revolução com sua filosofia corporativa nada convencional. Cofundador, presidente e CEO da empresa, Reed Hastings se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para falar pela primeira vez sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação.

A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos nunca antes compartilhados, Hastings explica como seus princípios controversos fizeram da Netflix um exemplo de inovação e sucesso global. Uma obra fascinante sobre uma empresa que desafiou tradições e expectativas e dominou as premiações do cinema e da TV, além do imaginário de milhões de pessoas, uma tela por vez.

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Já começo dizendo o quanto esse livro me surpreendeu, por se tratar de quase um manual com estratégias de negócios e assim não tendo nenhuma ligação inicial comigo, confesso que fiquei maravilhado a cada página virada, realmente impressionado com a organização de Reed durante esses quase 20 anos de empresa.

É admirável o esforço da equipe em todos os níveis, a liberdade que os chefes dão a literalmente todos os departamentos e essa se mostrou a chave de tanta inovação, provando que processos criativos fluem com mais facilidade quando não há regras ou metas a serem cumpridas. Claro que isso não surgiu da noite pro dia e ficamos sabendo de todo o processo desde o início além de revelar os fracassos (sim, a Netflix já errou) e como eles lidam com isso de uma forma totalmente diferente da que estamos acostumados.

via GIPHY

Ficou claro como eles conseguiram chegar ao patamar de excelência se tornando referência no mercado não só no que diz respeito ao streaming, mas na economia em si também. Reed é um líder visionário que dá total liberdade a seus funcionários, "jogando" a responsabilidade nas mãos deles tornando assim a Netflix um verdadeiro time.
Ele é muito cuidadoso na hora da contratação e toca muito na questão da densidade de talento, onde só ficam os melhores dos melhores, para isso há incentivos de remuneração, férias "ilimitadas", dentre outras regalias as quais ele conseguiu chegar quebrando esse regime de regras comuns a muitas empresas. Não é fácil, demanda muita confiança e trabalhar as técnicas que são ensinadas no livro estimulando a sinceridade entre os companheiros de equipe, tudo baseado no feedback em que recebem. É realmente muito admirável isso tudo.

Acredito que para quem for da área esse livro seja perfeito pois dá para implementar as dicas de Reed na empresa ou seja lá onde a pessoa queira. Para mim fica o aprendizado, uma verdadeira aula que irei tentar aplicar na vida como um todo, afinal de contas a Filosofia Netflix pode ser usada em todos os ramos possíveis, basta uma leve modificação.

Gostei do formato final da obra mesclando estratégias com a história da empresa, revelando segredos até então guardados a sete chaves e prendendo até mesmo o leitor que não é o público alvo tornando assim um livro que pode ser apreciado de várias formas. Histórias de como Stranger Things, Orange is the New Black, House of Cards e muitos outros sucessos são detalhadas desde a idéia inicial até de fato a aquisição e seu impacto após lançada.  Eu poderia passar horas escrevendo sobre e não conseguiria cobrir tudo o que Reed falou, logo recomendo fortemente a leitura.


Quotes:

Quanto mais as pessoas ouviam no que podiam melhorar, melhor todos trabalhavam e melhor nos saíamos como empresa.

Na Netflix, deixar de falar quando você discorda de um colega ou tem um feedback que poderia lhe ser útil é o mesmo que ser desleal com a empresa.

A liberdade sinaliza aos funcionários que confiamos que eles farão a coisa certa, e isso, por sua vez, os incentiva a serem responsáveis.

Custa muito mais perder pessoas e recrutar substitutos do que pagar um pouco mais.

Trabalhar na Netflix deve ser uma opção, não uma armadilha.

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