Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig


E ai galerinha, tudo bem? O livrinho de hoje é para nos fazer pensar, uma dica muito especial, diria até que essencial. Daquelas indicações quase obrigatórias de tão necessárias, bora conferir?!

Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?

~

Sabe aqueles livros em que a gente se identifica tanto a ponto de ficar triste quando conclui? Pois é, esse foi o caso comigo.

A história aqui é uma grande metáfora muito bem montada para abordar assuntos pesados de maneira poética, "em forma de livro" por assim dizer e fica facilmente em segundo plano quando o autor foca nas escolhas da protagonista, ainda mais nos sentimentos dela em relação aquela vida.

via GIPHY

Nem preciso dizer que o livro é lindo em sua totalidade. Não é fácil falar de tendências suicidas, depressão, ansiedade e tudo de pior envolvendo a mente que nos ataca diariamente nos deixando sem norte ou vontade de viver. O ponto da história é esse. Como se fossem várias segundas chances onde Nora pode ver (e sentir) como teria sido a vida dela se escolhesse tal caminho; é aí que entra a ficção científica na trama, o realismo mágico e toda essa atmosfera de magia que daria um belíssimo filme, ou quem sabe até uma série pois tem bastante assunto a ser abordado.

Antes de começar a ler acompanhei opiniões pelas redes onde muitas pessoas tem o livro como hit or miss, entendo os dois lados.
Se você nunca passou por algum desses problemas fica muito difícil a identificação, levando a história como mera fábula fantasiosa, etc. O que também pega aqui é se ver no lugar de Nora, pensando "e se eu tivesse feito aquilo 5 anos atrás onde estaria agora?!".

via GIPHY

Vale avisar que é um livro que requer certo nível de maturidade ou experiência de vida, e talvez por isso (também) a galerinha mais nova do tiktok não tenha gostado, pois o autor nos convida a reflexões profundas sobre nós mesmos, coisa que quando estamos na faixa dos 20 e tantos não damos nenhuma importância.
Por coincidência quando terminei a leitura pouco tempo depois se deu início uma polêmica, onde certo influencer Felipe Netto massacrou o livro mas óbvio que isso foi pra causar - e óbvio que ele conseguiu.

Bem que eu gostaria de fazer um vídeo para de fato expor minha opinião e sentimentos que tive com o livro, texto nenhum que escrever será páreo as emoções vividas. Muito obrigado, Matt Haig!


Quotes: 

Você teria feito algo diferente, se houvesse a chance de desfazer tudo de que se arrepende?

A cidade era uma esteira rolante de angústias.

O universo tende ao caos e à entropia. Essa é uma lei básica da termodinâmica. Talvez seja uma lei básica da existência também.

Ela era antimatéria, com um toque de autopiedade.

Ser humano é resumir o mundo continuamente em uma história compreensível que mantém as coisas simples.

Compre:

Ebook
Físico

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários