Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: A Complicated Love Story Set in Space - Shaun David Hutchinson


E aí galerinha, tudo bem com vocês? Vistam a roupa e o capacete pois iremos para o espaço, a bordo de uma nave esquisita, misteriosa e cheia de improbabilidades. Preparados?!

Quando Noa fecha os olhos na Terra, acorda em uma nave chamada Qriosity bem na hora em que ela está prestes a explodir, ele acha que as coisas não poderiam piorar...

Mas claro, ele está MUITO errado.

Presos a bordo da Qriosity também estão DJ e Jenny, nenhum deles lembra quem os colocou ali. Juntos os três lidam com os perigos do espaço, incluindo assassinatos, aliens, um baile colegial, e um dia muito, mas muito ruim.
Mas nada disso pode preparar Noa para o maior de todos os desafios - se apaixonar.
E a medida que os sentimentos dele por DJ ficam mais intensos, ele tem que lutar não apenas com os desafios do presente, mas também com as memórias do passado.

No entanto, nada é o que parece na Qriosity, e a verdade pode mexer de vez com a vida (e a mente) deles.

O amor já é complicado o bastante sem precisar lutar para se manter vivo.

~

Sou muito suspeito para opinar sobre qualquer coisa relacionada a Shaun pois até o momento até o livro mais fraquinho dele me rendeu bons momentos, esse não podia ser diferente mesmo eu tendo criado uma expectativa que foi lá em Marte e voltou muito bem alcançada.

via GIPHY

Space Opera é um sub gênero da ficção científica ao qual não estou muito habituado, devo ter lido uma coisa ou outra mas passa muito longe de ser uma preferência, mas aqui temos uma space opera: gay, totalmente imprevisível com elementos cômicos que remetem muito a Douglas Adams, assuntos pesados como abuso, depressão, tendências suicidas (e um aviso de gatilho logo na primeira página) além do já conhecido trio de amigos vivendo loucas aventuras seja lá onde Shaun queira contar a história - dessa vez foi na pqp.

Realismo mágico, esquizofrenia, intermissão de passado com o presente, um gerador de improbabilidade infinita, série de tc ficcional chiclete com 50 temporadas, inteligência artificial controlando uma nave... Como isso poderia funcionar tão bem? É o que sempre me pergunto ao lembrar desse livro com tanto carinho, agradecido por ter me proporcionado momentos tão imersivos a ponto de sonhar, não querer terminar mas ao mesmo tempo morrer de curiosidade com o final.
Embora seja claramente um Young Adult e os mais puritanos virem a cara, os assuntos aqui são profundos a ponto de fazer reflexões sobre a vida,  o universo e tudo o mais.

Ao mesmo tempo que é legal também sinto uma certa agonia com esse estilo de escrita onde não temos um norte e precisamos confiar no narrador onde bem aos poucos vão sendo reveladas as coisas, os ambientes, a história. Vale salientar o fato de existirem muitos plot twists (são reviravoltas inesperadas) aqui, daqueles em que ficamos de boca aberta sem saber como reagir ou em quem acreditar, característica bem Black Mirror. Ainda estou na dúvida quanto ao que de fato aconteceu, sobre a revelação no final...

via GIPHY

Se for pra tentar trazer a obra pra algo mais conhecido diria que lembra muito Black Mirror, obras Pulp onde temos um monstro verde gigante devorador de criancinhas, bem exagerado e caricato mesmo, e uma pitada de "john green" aquela pegada adolescente gostosinha com direito a quase um trisal 🔥sem deixar de lado pautas importantes.

O único problema não só desse livro mas de todas as obras do autor: não é publicado no Brasil. Claro, até se consegue comprar a versão física mas não temos uma versão traduzida bonitinha pro PT-BR o que é uma pena pois estamos perdendo muito. 



Quotes:

DJ’s rich, deep laugh filled the emptiness. It was bigger than the ship and brighter than the stars.
A risada profunda de DJ preenchia o vazio. Era maior que a nave e mais brilhante que as estrelas.

When you fall in love, pain isn’t just a risk, it’s a guarantee.
Quando você se apaixona, a dor não é um risco, é uma garantia.

You don’t have to like it, but you do have to live it.
Você não tem que gostar, mas tem que curtir o momento.

Compre:

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários