Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: A alma dos Animais - Irvênia Prada


E aí galerinha, tudo bem com vocês? Bem vindos a nova fase de experimentação desse blog, a partir de agora também irei trazer livros de não ficção dos mais variados assuntos. Hoje nada melhor do que falar de animaizinhos de estimação não é mesmo?!

Qual a verdadeira natureza dos animais? Como se dá sua evolução espiritual e sua “entrada” no estágio humano?
A manifestação da vida, evidências de que os animais têm mente e o papel do cérebro são questões amplamente discutidas, convergindo os pensamentos científico e espírita. 

Por fim, emoção e razão dos animais, em casos pitorescos, atestam que são seres inteligentes e sensíveis, razão suficiente para que possamos encará-los com outro olhar, modulado por respeito e amor!

~

Esse é um assunto que me instiga bastante, a questão de os animais nos entenderem ou não, os mecanismos envolvidos e afinal de contas o que seria esse tal de "instinto" pois como dizem por aí eles não tem consciência e agem de acordo com a natureza mas será mesmo?

A autora vem através de estudos no campo veterinário, passando pela física e com muita biologia nos mostrar que o buraco é bem mais embaixo. Aliado a isso ela cita muitas passagens da literatura espírita para de certa forma nos aproximar mais na questão filosófica da coisa, pois a física quem explica é a ciência.
O mais legal desse livro além dele ser curto, é o fato da ciência (várias áreas) e a religião se complementarem, sem pregação, pedantismo nem nada do tipo, CLARO que se você simpatiza ou estuda o espiritismo fica bem mais interessante mas eu diria que todos os "curiosos" podem ler, nem que depois fiquem bufando tentando provar os pontos "errados" do evangelho mas isso aí é problema seu, caro ateu reacinha.

via GIPHY

Temos uma introdução explicando seu objetivo e como o livro foi criado, na verdade se trata de um estudo que foi "adaptado" para esse formato. A autora tenta usar uma linguagem mais simples porém falha nos momentos de empolgação tendendo aos jargões técnicos e isso torna a leitura um pouco cansativa em muitos momentos, mas como a obra é curta dá para ser relevado.
É bem incomum um estudo se basear firmemente na literatura espírita aliado a ciência, esse foi o aspecto que mais me chamou a atenção desde quando li a sinopse.

Fica comprovado por A+B que não somos a única espécie inteligente do planeta, com consciência, inteligência, etc. criando um ponto de reflexão para aqueles de mente limitada os quais se acham A espécie dominante.
Ela detalha (até demais) o que seria esse "instinto" dos bichinhos, não só os domésticos mas da natureza em geral indo longe desde as bactérias até o maior dos animais aquáticos explorando também o mundo subatômico. Um verdadeiro deleite.

via GIPHY

Confesso que as partes em que ela cita Evolução em Dois Mundos e o Livro dos Espíritos são das mais curiosas e ao mesmo tempo cansativas por se prolongarem além do trecho reproduzido, divagando a ponto de desviar do assunto por muitas vezes, mas nada aqui é por acaso e mesmo essas divagações acrescentam.

Se você gosta ou tem um bichinho esse é um livro com potencial, ou apenas curiosidade em relação a eles pode ler também. Mas aviso de antemão para ir de mente aberta, pois muitas coisas serão desmistificadas a exemplo do assunto principal - a alma dos animais.


Quotes:

Instinto é uma espécie de inteligência.

Somos apenas mais um fio na teia da vida.

Sem amor para com os nossos inferiores, não podemos aguardar a proteção dos superiores; sem respeito para com os outros, não devemos esperar o respeito alheio.

Sendo a inteligência um atributo do espírito (LE. 24), facilmente concluímos que todos os seres vivos têm essa dimensão espiritual.

As células também são capazes de aprender com as experiências que vivenciam em seu ambiente e de criar uma espécie de memória que é passada aos seus descendentes.

A grandeza de uma terra e o grau de civilidade do seu povo podem ser julgados pela forma como cuida e se relaciona com os animais.

Compre:

Ebook
Físico

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários