Destaques

10/recent/ticker-posts

Pipocando: Jogos Vorazes - Em chamas



O que acontece quando um ato é visto como um desafio, uma forma de revolução social contra um sistema dominante? Vimos isso aqui no Brasil no meio de 2013.
E foi isso que Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) fez ameaçando comer amoras envenenadas no primeiro Jogos Vorazes, e fazendo com que o sistema permitisse 2 vencedores, ao invés de um ou nenhum.

Rebeliões pelos 12 Distritos tem acontecido, contra o sistema da Capital, que faz o povo de Panem passar mais fome, mortes e humilhações a cada dia desde que Katniss e Peeta venceram o Jogos Vorazes. Para tentar colocar Katniss como parte do sistema e não um símbolo contra ele, o presidente do Jogos, Snow decide fazer além de uma turnê para demonstrar isso, mais um Jogos Vorazes, “em memória dos mortos” (na verdade para mostrar o poder do sistema). Este, entre os vencedores dos 12 Distritos.

Cada vencedor tem uma boa habilidade, mas fica claro que nenhum deles ficou satisfeito de ter vencido e não queriam estar ali dentro, novamente expostos a morte conseqüente do jogo. Alguns jogadores ficam aliados a Katniss e Peeta, e aí você percebe que não são apenas pessoas se matando e uma dúvida enorme do que está por vir fica pairando. Aliás, não são mesmo pessoas se matando.
Toda aquela violência sangria do primeiro foi cortada pela metade pra dar lugar a um thriller onde tem um grupo tentando sobreviver sem matar. Não vemos Katniss em perigo de vida como no primeiro, mas Peeta... Realmente, poderiam ter pegado leve hein?! Não é porque o cara não faz praticamente nada que ele tem que ficar quase morrendo o filme todo (e isso acontece no primeiro também)...


É um drama onde o feminismo está claro: Katniss precisa pensar racionalmente pra proteger sua família e seu amado, Gale, que estão lá fora e não tem sentimentos por Peeta. Não tem espaço para o amor. Ela é uma jovem forte e independente e pode seguir sozinha na garra o tempo todo.

O final do filme nos faz ficar extremamente ansiosos para o terceiro “Jogos Vorazes – A esperança” que terá 2 partes! Vale a pena. Vale muuiito a pena. E caso você não viu o primeiro, veja, creio que é quase impossível não gostar!
TRAILER: (a legenda está pequena mas esse é o único trailer desse filme que dá tesão de ver o filme)






Reactions