Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Senhor do Caos (A Roda do Tempo #6) - Robert Jordan

Olá, Leitores, tudo bem?

Estou aqui pra trazer a resenha do sexto livro d'A Roda do Tempo, "O Senhor do Caos". Prometi uma resenha em vídeo mas tivemos alguns probleminhas, e pra não deixar vocês na mão resolvi trazer em texto mesmo. 

Se você chegou aqui e quiser ler as resenhas dos livros anteriores clique aqui.


Recuperando-se em meio às Sábias, Egwene deseja prosseguir por conta própria em seus estudos sobre o Mundo dos Sonhos, mas ainda precisa aprender uma dura lição sobre o código de honra Aiel. Em Salidar, a lealdade de Elayne e Nynaeve às dissidentes da Torre Branca as coloca em uma posição difícil: elas devem tentar proteger as Aes Sedai de si mesmas.

Mat e Perrin, por sua vez, precisam arriscar a própria vida para seguir Rand. Enquanto isso, o Dragão se divide entre governar Cairhien e Caemlyn, sem jamais encontrar refúgio das decisões difíceis e da voz de Lews Therin, que ameaça fazê-lo sucumbir à loucura.

Em O Senhor do Caos, as intrincadas tramas continuam a se desenrolar, e Jordan demonstra maestria em resolver os conflitos dos volumes anteriores criando novos suspenses. A ordem e as antigas instituições desmoronam para abrir caminho para o Senhor do Caos no novo volume de A Roda do Tempo, marco da literatura fantástica.

~

A estrutura narrativa meio que entrou num novo padrão: temos o sempre-presente 'Anteriormente na Roda do Tempo' no início, que acaba deixando o ritmo do começo um pouco mais lento. Os protagonistas principais, digamos assim, estão se encontrando cada vez menos. Isso é legal porque dá espaço pra eles se desenvolverem mas também dá a impressão de que a história se expande cada vez mais, e dá um pouco de medo de que a história saia do controle do Jordan.

Outra coisa que parece estar virando padrão é que "no livro X vai acontecer as coisas W, Y e Z". Em Senhor do Caos temos algumas cenas impactantes e que tem potencial pra virar tudo de pernas pro ar.

Ah, Perrin voltou das férias! Depois desse merecido descanso o fio do destino dele, digamos assim, resolve puxar ele de volta pro Rand. Espero que o lobinho tenha descansado o suficiente. 

Então temos três núcleos: 

1) Rand e os Ta'Veren: o todo-poderoso descobriu um modo de viajar rapidamente e de novo deixou metade dos personagens doidos indo de lá pra cá. Além disso ele parece estar sucubindo à loucura lentamente;

2) Nynaeve, Elayne e cia: as duas estão novamente entre as Aes Sedai, tentando não comer o pão que o diabo amassou e testemunhando as consequências da cisão entre o grupo das poderosas;

3) Egwene e as Aiel: a Egwene infelizmente vai comer o pão que o diabo amassou mas durante o livro umas coisas malucas vão rolar com ela.

Neste livro também temos o início de um arco, digamos assim: o Tenebroso está cada vez mais influenciando o mundo, e por causa disso o Verão está infernal de quente. Sério. Você vai perceber isso enquanto lê. Se desse pra torcer o livro acho que escorreria suor dele. 

Apesar de tudo a leitura ainda vale muito a pena, principalmente pelos acontecimentos principais do livro (como disse acima) e o final estupendo. Espero que a série não flope e alcance o final desse livro, pelo menos. 


Compre:

Ebook
Físico

Até a resenha do livro 7 da saga!

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários