Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Areia Movediça - Malin Person Giolito


E aí galerinha, tudo certo com vocês?! A dica de hoje vem acompanhada de série na Netflix e trata de um massacre escolar, tema que está sempre em voga e chama muito minha atenção, preparados?

A vida de Maja Norberg parecia incrível: ela era jovem, bonita, inteligente e popular. Nada iria dar errado. Até que houve o tiroteio na escola: seu namorado e sua melhor amiga estão mortos e ela é a única acusada dos crimes.
Maja não consegue refazer mentalmente os caminhos que a colocaram nessa situação, mas uma coisa é certa: ela é a adolescente mais odiada da Suécia.

Após nove meses na prisão, é hora do julgamento. Os advogados estão usando todos os recursos possíveis para provar sua inocência, mas a promotoria, a mídia e os olhares de todos à sua volta nitidamente desejam o oposto.
Narrado do ponto de vista de Maja, que trata o leitor como um confidente, Areia movediça entrelaça as memórias da garota a um cenário de tensão racial e econômica que, aos poucos, ajuda a revelar as peças de um surpreendente quebra-cabeças.

~

O livro é narrado em primeira pessoa na perspectiva de Maja, como um diário e desde o início é permeado de tensão, um certo mistério sobre o ocorrido que aos poucos vamos descobrindo juntando as peças que Maja nos dá em meio aos flashbacks, onde também conhecemos a história da família dela, o histórico com o namorado suicida, e todo o seu círculo de amigos.

Imagem relacionada

A autora conseguiu explorar bem o mundo da alta sociedade onde a hipocrisia reina, preconceitos em relação a cor, situação financeira dentre outros absurdos que são facilmente esquecidos quando o filho do homem mais rico da cidade está ao seu lado.
Sebastian era um inconsequente, depressivo, com tendências suicidas, abusava das drogas mas tudo isso tem um motivo: o histórico familiar por trás disso tudo, a falta de atenção dos pais, e a revolta dele por isso; a autora nos mostra que não adianta ter tudo sem o apoio familiar.

Relacionamento abusivo, famílias desfuncionais, adolescentes problemáticos descontando as frustrações em festas regadas a muito álcool e drogas, pais ausentes, discriminação racial... Será mesmo ficção?!
Dá para traçar um paralelo com o atentado de Columbine que aliás tem muitas semelhanças, ainda Realengo e o massacre brasileiro mais recente o de Suzano. Aí que se levanta a questão: desde quando é culpa da escola? O livro mostra que pais ausentes ajudam a criar os monstrinhos autores desses incidentes.

Imagem relacionada

Apesar dela usar daquele recurso de "não confie no que ela diz" isso se mostra apenas um truque muito bem feito para nos deixar ainda mais tensos. É muito fácil julgar as pessoas sem conhecê-las, essa é uma das mensagens do livro. A parte "jurídica" da trama teria tudo para ser um tédio mas pelo contrário, até nos julgamentos a escrita nos prende pois é lá onde tudo acontece, onde ficamos sabendo do passado e tudo o mais, foi um livro que me prendeu do início ao fim sem sombra de dúvidas.

A melhor parte é que o livro virou série e tá nada menos que SENSACIONAL! Houveram leves mudanças mas a estrutura geral da história permanece a mesma, sério, tá muito boa.



Não tenho nem o que falar mais desse livro, foi tudo o que eu esperava e mais um pouco com uma narrativa fluída, tensa um tema pesado e vários segredos revelados no decorrer de tudo. Perfeito, e leva 5 estrelas!


Quotes:

Tudo que acontece está conectado ao que aconteceu no passado, como elos em uma corrente.

Dinheiro é mais fácil de entender do que toda a conversa filosófica sobre o valor absoluto de uma vida humana.

Sebastian precisava de mim, mas eu não significava nada para ele.


Compre:

Ebook
Físico

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários