E aí galerinha, tudo bem com vocês? Faz tempo que um livro não me pega de jeito, até conhecer O Labirinto do Fauno com sua adaptação homônima para o cinema, bora conferir os detalhes?!
No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata.
Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar.
~
Desde sempre eu via trailers do filme que até então não tive a oportunidade de conferir, por algum motivo a história me chamava muita atenção e quando a Intrínseca anunciou o livro não hesitei. Posso afirmar com toda certeza do mundo que é um conto de fadas "moderno" e um dos mais lindos que tive a chance de conferir, um dos mais cruéis também, sem falar no teor fantástico aqui a coisa mais encantadora e linda da obra.
Seguindo o roteiro do filme Cornelia Funke (Trilogia de Tinta) foi muito fiel para não dizer exata na transcrição das falas, tudo em sincronia com o filme porém para aumentar o valor da obra ela teve a brilhante idéia de expandir o universo do filme com interlúdios contendo a história de cada personagem, curiosidades sobre seu passado ou como ele chegou ali, no formato de contos entre os capítulos sempre com muita magia e direito a "Era uma vez" simplesmente MAGNÍFICO!
Ainda sobre o enredo não é uma história simples nem fácil de digerir, ela tem uma complexidade que envolve gerações e aos poucos as peças vão se encaixando de acordo com os interlúdios que são essenciais para o entendimento.
Além disso, é uma narrativa seca, permeada de drama, muito sofrimento e angústia por todos os lados para perto do final sermos recompensados com um desfecho dos mais lindos já criados, é aí que entra toda a complexidade e onde se precisa de atenção para encaixar tudo.
Eu sofri bastante com Ofélia pois não conhecia a história, Cornelia não economiza nos detalhes sangrentos nem tem pena do leitor, é realmente angustiante em alguns momentos e o mais incrível disso tudo é a magia inclusa em todos os momentos, descrições no ponto certo sem deixar o livro cansativo e as belíssimas ilustrações para enriquecer ainda mais nossa imaginação.
A semelhança com o filme é 100% como dito anteriormente. O que não é um ponto negativo pois torna o livro uma obra fiel, o melhor de tudo é a parte complementar dos contos que não temos no filme. Enfim, uma verdadeira obra de arte.
Vale destacar também o acabamento do livro: Capa dura e ilustrações com verniz localizado, folhas de papel pólen amarelo, decoradas internamente, corte trilateral azul esverdeado (tudo a ver com a história), sumário, interlúdios ilustrados e marcador de fitilho preto.
Sem sombra de dúvidas leva 5 estrelas pela magia, complexidade, profundidade nos temas abordados e o fato de agregar ainda mais ao filme maravilhoso. Estou verdadeiramente APAIXONADO por esse livro!
Quotes:
Carmen Cardoso acreditava no conto de fadas mais perigoso de todos: o do príncipe que a salvaria.
Às vezes, os objetos que tanto estimamos revelam mais sobre nós mesmos do que as pessoas que amamos.
Às vezes é necessário ver o que sentimos para entender melhor nossos sentimentos.
Quem se preocupa com a cura num mundo que só pensa em matar?
O amor mata de várias maneiras.
Não existe última página no Livro da Vida, pois a última é sempre a primeira página de outra história.
Compre:
Ebook
Físico