E aí galerinha, tudo bem com vocês? Decidi pegar um título que HÁ MUITO tempo está no Kindle (já esteve no Kobo) e agora trago detalhes dessa obra quase centenária por aqui, preparados?!
Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro.
Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento.
~
Um dos motivos de ter esperado tanta coisa é o nome por trás da obra: Lemony Snicket. Deveria não ter influência nenhuma pois são universos diferentes, mas a editora usou para promover na época então eu também posso.
De início já adianto que a história causa uma confusão na gente logo na entrada, pois Min vai nos contando todo o relacionamento até o esperado fim com muitos e por vezes enfadonhos detalhes, que adivinhem só? isso mesmo, não acrescentam em NADA na narrativa, mas entendi a intenção do autor de retratar a mente de uma adolescente angustiada e isso conseguiu com maestria.
Alás, isso também foi complicado de entender até de fato nos acostumarmos com a personalidade multifacetada de Min que apesar da pouca idade mostra uma maturidade muito além já nas primeiras páginas gerando um conflito onde ficamos sem saber direito se ela é adulta ou o que.
O modo como a história foi contada faz toda diferença, de início estamos a deriva para depois entender o que realmente aconteceu, todas as minúcias daquele relacionamento turbulento que nem deveria ter começado. Óbvio que o livro nos "cutuca" afina quem nunca sofreu por amar um babaca não é mesmo? Muitas passagens acertam em cheio e são de fácil identificação com experiências próprias, o que o torna um pouco especial não fossem os "Don't's" encontrados durante a narrativa.
É perceptível o pessimismo de Desventuras em Série e o humor ácido presentes aqui. A personagem principal foge um pouco de estereótipos ao mesmo tempo que faz a louca cinéfila
Apesar de ter sido uma experiência boa não consegui me conectar de fato com a narrativa, durante a leitura quando cheguei na metade da obra fiquei irritado com a escrita do autor para retratar Min e pensei em abandonar sendo bem sincero. O problema é que esperei uma coisa e me foi entregue outra um pouco diferente, diria até que um YA maduro até, pois existem experimentações típicas da COF COF COF "alta literatura" COF COF COF.
Leva 3 estrelas, foi uma boa distração na quarentena.
Compre:
Ebook
Físico