Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Doadores de Sono - Karen Russel

 

Olá galerinha, tudo bem com vocês? Essa última semana teve Book Friday na Amazon, eles liberaram promoção do Kindle Unlimited e resolvi aproveitar! Esse é um dos títulos disponíveis no catálogo, estão preparados?!

Quando pesadelos são reais, dormir é um privilégio. 

Uma epidemia assola os Estados Unidos. Milhares de pessoas perdem a capacidade de dormir.
Conheça a Corpo do Sono, uma organização que persuade sonhadores saudáveis a fazer doações para os insones. 

Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da Corpo do Sono só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a organização.
Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.

~

De início a história é um pouco confusa pois já começa de repente sem nos apresentar ninguém, no meio de uma conversa, como se estivéssemos espiando os personagens, mas a trama é tão boa e bem desenvolvida que essa impressão passa e logo estamos imersos no Corpo tal qual nossa protagonista.

A trama tem um terror com o inexplicável, o inimigo que está ali mas não conseguimos ver, por muitas vezes fiquei pensando "será que vou conseguir dormir hoje?" sem motivo nenhum afinal era apenas uma leitura mas eu abracei tão bem a história que já estava pensando em entrar na lista das transfusões de sono.

via GIPHY

Há uma crítica sobre a mídia em relação a pandemias, o pânico criado levando a população acreditar que as coisas estão bem piores, a divulgação massiva de notícias ruins dentre outras coisas ás quais estamos lidando nesse exato momento com todas as redes de TV, em especial um canal específico. Ainda tem a questão do desvio de insumos (nesse caso o sono) que embora tenha um objetivo claro de "ajudar a população" com muitas aspas ainda assim é errado, e se torna o dilema de Trish denunciar seus chefes na condição do Corpo acabar ou engolir aquilo e ficar o resto da vida com a consciência pesada.

Preciso avisar que o ritmo é lento e confessional nos remetendo a lembranças ou até mesmo a um diário da protagonista, logo a ação acontece de vez em quando, mas não é o foco da trama.
Me surpreendeu a criatividade da autora na criação de um mundo totalmente novo em cima de algo tão banal como o sono e a capacidade de adormecer, tornando um pesadelo em uma espécie de "vírus", talvez isso tenha me prendido desde o início me deixando curioso com o que poderia vir a seguir. Infelizmente o desfecho não foi dos melhores pois ficou em aberto de modo a terminar "de repente" dando a impressão que estavam faltando páginas no livro, mas realmente havia chegado no fim.

via GIPHY

Vale a pena pela engenhosidade da autora em criar um mundo novo em cima de algo banal a qual não damos devida atenção, tornando crível um claro exercício de imaginação/escrita que resultou no livro, mesmo com um único ponto de vista o tempo todo o livro consegue encantar, assustar, e também alertar sobre vários assuntos, criticando algumas instituições no meio do caminho. Daria uma bela adaptação disso não tenho dúvidas.
Leva 5 estrelas por isso!


Quotes:

Vilões, afinal, vendem jornais.

O pavor, nós descobrimos, é um poderoso estimulante de doações.

Os telejornais transmitem o germe do medo para milhões, implacáveis tanto nos noticiários diurnos quanto nos noturnos.

Temos de aceitar o mundo como ele é, meu anjo, não como desejamos que seja.

De vez em quando eu acho que um bom médico poderia abrir o meu peito e encontrá-la ali: a minha irmã, congelada dentro de mim, como um rosto num medalhão.


Compre:

Ebook (grátis com o Unlimited)
Físico

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários