Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Girls with Sharp Sticks - Suzanne Young


Olá galerinha, tudo bem com vocês? Estou numa de ler o que salvei na lista eterna há muito tempo, e o livro de hoje se encaixa perfeitamente nessa categoria, estão preparados?!
Algumas das flores mais bonitas tem os espinhos mais afiados.

As Meninas da Innovations Academy são lindas e educadas - ou é isso que seus relatórios dizem.
Através dos olhares atentos do Guardião, elas recebem a melhor educação que promete torná-las excepcionais. Meninas obedientes, livres da arrogância e provocações. Livres de opiniões problemáticas ou interesses individuais.

Mas as meninas podem não ser tão pacíficas quanto parecem. Quando Mena e suas amigas descobrem os segredos sombrios do que realmente está acontecendo ali - e quem eles realmente são - as meninas da Innovations Academy irão aprender a se impor e lutar por seus direitos.
~

O que me chamou atenção nesse livro foi definitivamente o enredo, que embora seja semelhante a várias outras obras não só literárias prometeu algo e felizmente conseguiu entregar.

Vale salientar que o início é sofrido, cheio de descrições para nos ambientar na escola mas que na minha humilde opinião são desnecessárias e isso se estende até quase a metade do livro tornando a leitura um pouco maçante embora interessante. O que acontece com as meninas é bem chocante, cruel e foge totalmente do esperado e talvez isso seja o fator chave do livro, aquele susto ao descobrir os reais motivos da Innovations Academy e quem são as meninas, trazendo tudo que até o momento sabíamos por água abaixo. Eu amo ser feito de trouxa então foi um prato cheio essa revelação.

É curioso como se trata de uma distopia mas tem uma atmosfera total de thriller, cheio de suspense até o momento da revelação, para então se tornar uma ficção científica, ou seja: um verdadeiro deleite!
Nem preciso dizer que é tensão desde o início, ou preciso?

A sociedade criada pela autora é nojenta, altamente machista que prepara as meninas para serem submissas, serventes e onde mulheres não tem voz muito menos desejos. Tudo é controlado pelos homens, as meninas passam por dietas rigorosas e inspeções diárias a procura de gordura corporal ou cicatrizes e essa busca pela perfeição nos dá um enjoo absurdo, nem consigo descrever. Aqui entram gatilhos de abusos sexuais e morais, extrema violência dentre outras coisas "normais" que acontecem na escola.
Elas não tem férias nem voltam para casa, concluindo o ensino de uma só vez em cerca de 3 anos até a graduação que mais parece uma alforria; o pior disso tudo é elas acharem normal por não terem uma referência de certo ou errado.

Sobre as referências a própria autora tem outra série muito aclamada chamada The Program da qual ela obviamente tirou alguns elementos e trouxe para cá, além disso podemos citar facilmente Westworld, O Conto da Aia, Inspeção e a série de livros O Ceifador. Qual motivo de citar tudo isso afinal? Serve mais de aviso caso você goste dos elementos presentes nessas histórias, as chances de pegar Girls é bem grande.

via GIPHY

Confesso que estou curioso com as continuações mas não tenho tanta certeza se irei continuar, pois embora a história seja muito interessante a fluidez dela é exatamente o contrário. Só por isso leva 3 estrelas e a recomendação "restrita" para quem gosta de distopias.




Compre:

Ebook (grátis no Kindle Unlimited)
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários