Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Aqui quem fala é Albert Einstein - R.J. Gadney

Olá galerinha, tudo bem com vocês? Hoje trago um livrinho todo especial de não-ficção, um dos cientistas mais importantes de todos os tempos e uma pessoa incrível, conheçam e se apaixonem por Albert Einstein!

Em 14 de março de 1954, uma estudante liga para o número errado e acaba engatando uma conversa com um dos cientistas mais renomados do mundo: Albert Einstein. Movido por sua característica curiosidade ― a mesma que o fez questionar desde leis da física até convenções sociais e políticas ―, Einstein estabelece com a jovem uma amizade que transformará sua vida de forma singular.

Aqui quem fala é Albert Einstein parte dessa conversa que surge casualmente, e vai além das já conhecidas conquistas do teórico alemão para contar sua história de uma forma nunca antes vista. Em constante busca por seu lugar no mundo, Einstein passou a vida se adaptando a demandas pessoais e profissionais e à realidade a sua volta, uma existência tomada por amores, descobertas, medos e desafios. Dentre as adversidades enfrentadas, talvez a maior tenha sido o antissemitismo: já fortemente presente na comunidade científica e acadêmica mesmo antes da ascensão do nazismo, o preconceito o assombrou durante toda a sua vida.

~

Vocês já devem ter notado minha tendência para com biografias ultimamente não é mesmo?!
Essa foi um pouco diferente do que estava esperando visto que não é totalmente romanceada mas mesmo assim conseguiu adicionar novos fatos curiosos ao meu repertório sobre o cientista, afinal eu só conhecia o básico sobre ele até então.

via GIPHY

Através desse livro ficamos sabendo quão conturbada foi a vida amorosa de Einstein que se casou muito cedo, havendo casos de traição logo no início, largando a mulher para se casar com a prima e só então se estabilizando onde realmente ele encontrou uma companheira de trabalho lhe apoiando em todas as decisões. Ele tinha uma personalidade bem forte, amou muito os 3 filhos do primeiro casamento, sendo que uma "sumiu", adotou os da prima e sempre foi muito carinhoso em relação a crianças.

O caminho tortuoso de aceitação da Teoria da Relatividade é mostrado aqui em detalhes, dá vontade de chorar ao ver a Alemanha contra ele mas graças ao apoio de amigos com grande influência científica na época a situação foi contornada e se firmou na teoria que conhecemos tão bem (ou não) hoje em dia, isso serve como inspiração para nunca desistirmos dos nossos sonhos em hipótese alguma nem diante da pior delas (a guerra) como foi o caso de Einstein.

Muitos embates políticos acontecem durante a trama sendo o principal deles sobre a bomba atômica, deixando bem claro: EINSTEIN NÃO CRIOU A BOMBA, havendo um engano ou talvez por maldade atribuem a invenção a ele, que na verdade descobriu através de equações a fissão nuclear, usaram isso e até hoje ele é tido como o pai da bomba, coisa que abominava fortemente sendo um pacifista desde sempre.

via GIPHY

Tem umas partes bem engraçadas devido a personalidade única de Einstein, muito ingênuo apesar da inteligência agia como uma verdadeira criança em muitos assuntos arrancando gargalhadas de seus amigos, esses que por sua vez lhe eram extremamente fiéis, os laços que ele criava eram sempre muito fortes e longínquos, por ser bastante comunicativo tinha facilidade de cativar as pessoas que só cresciam em número no seu convívio. Muitas frases célebres aparecem por aqui, intencionais ou não marcaram a vida dele de alguma forma.

Apesar dos detalhes posso dizer com toda certeza que esse livro serve de introdução para que você vá atrás da biografia completa por assim dizer, pois apresenta de forma despretensiosa no maior estilo "leitura de férias" a vida de um dos maiores cientistas da atualidade, até por não caber tudo em poucas páginas afinal ele viveu por 76 anos então temos MUITA história para acompanhar caso venha a interessar. O final é dos mais lindos que já li!


Quotes:

Nunca decore uma coisa que você possa consultar.

Quem nunca cometeu um erro nunca experimentou nada de novo.

Criatividade é resultado do tempo perdido.

“Só quem tem paciência de fazer as coisas simples com perfeição adquire a habilidade de fazer coisas difíceis facilmente.”

Quem não leva a sério a verdade nas coisas pequenas também não pode ser digno de confiança nas grandes.

Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te.


Compre:

Ebook
Físico

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários