Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Como Mudar Sua Mente - Michael Pollan


Olá, leitoras e leitores do blog, tudo bem?

Hoje trago a resenha de um livro de não-ficção super interessante: 'Como Mudar Sua Mente', do jornalista Michael Pollan.

Michael Pollan relata como as drogas psicodélicas podem transformar vidas.

Nos anos 1940, quando o LSD foi descoberto, pesquisadores, cientistas e médicos acreditavam que a sociedade se preparava para uma iminente revolução no campo da psicologia. A substância alucinógena teria o potencial de revelar os mistérios do inconsciente, bem como oferecer avanços no tratamento de doenças mentais. Poucas décadas depois, o LSD se popularizou como droga recreativa, mas a intensa repressão ao movimento de contracultura fez com que as pesquisas com a substância fossem suspensas.

Após se debruçar sobre a história social dos alimentos em suas obras anteriores, o jornalista Michael Pollan parte em busca de uma compreensão aprofundada da psique humana e de como as substâncias psicodélicas poderiam auxiliar tratamentos médicos. Como mudar sua mente conta a história do renascimento das pesquisas com esses compostos depois de anos de coibição e esquecimento. Pollan se dedicou a variadas experiências com alucinógenos e notou que eles também seriam capazes de melhorar a vida de pessoas saudáveis.

Em uma impressionante jornada de caráter tanto científico quanto pessoal, Pollan mergulha nos mais diversos estados da consciência e apresenta os progressos que essas substâncias trazem para os estudos mais recentes da neurociência, revelando que os benefícios terapêuticos das substâncias psicodélicas são indissociáveis das experiências de transcendência proporcionadas por elas.

~

Acho que o maior defeito desse livro é o título. Aquele caso clássico de julgar o livro pela capa, sabe? Se eu não tivesse visto do que se trata eu nunca teria sequer aberto; não gosto de livros de auto-ajuda. O livro passa bem longe desse conteúdo. 

Pollan fez um trabalho muito bom em falar dos compostos psicodélicos, indo até as fontes da história, esmiuçando, "desmistificando" e des-demonizando eles. A 'desmistificação' aqui está entre aspas porque, apesar de estudos serem apresentados, não dá pra separar eles de toda a mística e religião que a maioria deles está envolta a séculos (digo maioria porque uma das substâncias na categoria dos psicodélicos é o LSD, que foi descoberto na década de 40. A mescalina, a psilocibina e o DMT são velhos conhecidos dos povos originários das Américas). 

O texto está bem dividido em seus tópicos: experiências pessoais, a história das substâncias, sua clandestinidade e eventual e gradual volta ao mainstream, e os estudos científicos que consolidam seu potencial. Claro que nem tudo são flores, arco-íris e aquela coisa hippie toda. O trabalho de Pollan com certeza pode ajudar a trazer de volta o uso dos psicodélicos no campo da psiquiatria, mas também mostra os principais motivos que levaram essas moléculas para o ilegalidade, e é imprescindível que isso não ocorra novamente. 

Quotes:

Comparadas a outras drogas, as psicodélicas raramente afetam as pessoas da mesma forma duas vezes, porque tendem a amplificar o que está dentro e fora da mente do usuário.

Uma boa maneira de tentar entender um sistema complexo é perturbá-lo e ver o que acontece.

Como os teóricos da literatura diriam, a experiência psicodélica é altamente "construída". Se você ouvir que vai ter uma experiência espiritual, é provável que isso aconteça[...]

A depressão é uma resposta para perdas do passado, e a ansiedade é uma resposta para perdas do futuro. 

 

Compre:

Ebook
Fisico - Esgotado

Até mais, leitores!

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários