Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Sanatório - Sarah Pearse


Olá galerinha, tudo bem com vocês? O livro de hoje é bem diferentão e um pouco perturbador, um thriller que envolve o lugar onde antes havia um sanatório! Estão preparados?!

Um resort isolado no alto dos Alpes Suíços é o último lugar em que Elin Warner gostaria de estar. Mas ao receber o convite inesperado para comemorar o noivado do irmão, Isaac, a quem não vê há anos, ela sente que o melhor que pode fazer é aceitar.

Assim que chega, em meio a uma forte nevasca, Elin é imediatamente acometida por uma onda de tensão. Além do relacionamento estremecido com Isaac, algo no hotel a deixa nervosa. Antes um sanatório abandonado, o lugar tem um passado sinistro, que só alimenta o clima macabro que o permeia.

Quando eles acordam na manhã seguinte e descobrem que Laure, a noiva do irmão, desapareceu sem deixar vestígios, a inquietação de Elin aumenta. Em pouco tempo, a tempestade impede qualquer um de chegar ou sair do hotel, e quanto mais tempo Laure permanece desaparecida e situações estranhas acontecem, mais o pânico se instaura entre os hóspedes e os funcionários confinados no lugar.

Para piorar, ninguém notou ainda o desaparecimento de outra mulher. E ela é a única que poderia tê-los alertado sobre as ameaças à espreita. Agora, todos estão em perigo. E qualquer um pode ser a próxima vítima.

~

Uma coisa preciso admitir: que livro intenso! Porém nem tudo são flores nessa vida, infelizmente houveram alguns aspectos na história que não me agradaram ou convenceram tanto e irei detalhar a seguir.

Ao mesmo tempo em que a autora conseguiu se diferenciar trazendo a história para um local inóspito e bem sinistro, o drama explorado é um pouco "demais" da conta e termina atrapalhando a fluidez da narrativa que para piorar são criadas sub histórias deixando o final deveras confuso se você não prestar bastante atenção quando vem a revelação com os motivos para tais crimes. Confesso que voltei umas páginas para relembrar os acontecimentos de tão entrelaçadas com o passado estavam as motivações.

via GIPHY

Drama não é problema, mas como ele é explorado. 
Uma vez que ok, a personagem passou por um grande trauma na adolescência mas age como se ainda estivesse naquela idade, fazendo uma tempestade quando não era necessário, levando as coisas muito a sério a ponto de ver uma gota de sangue e ficar engatilhada, lembrando do irmão, que aliás, não fica claro o parentesco logo no início pois somos jogados sem nenhum contexto nas memórias dela e digo isso pois apenas se refere a "ele" ou algo do tipo, depoooois é que ficamos sabendo se tratar do irmão mais novo.

Por conta dos flashbacks e a quantidade de crimes acontecendo no livro há momentos em que se cria um verdadeiro nó e não sabemos exatamente de quem se trata aquele trecho até chegar a determinado ponto onde a autora nos esclarece. Não sei se isso é um estilo dela, ou eu que não tenho muito costume com esse tipo de narrativa e me perco fácil, mas de toda forma isso me incomodou um pouco, além do final ter sido corrido e as motivações bem vagas.

Confusões a parte a história é bem interessante, trazendo um plano de fundo familiar onde não só a protagonista mas todos os personagens tem problemas relacionados a afetividade seja com familiares, maridos ou até mesmo amigos, a carência é real aqui.
O que mais chama atenção sem dúvidas se diz em relação ao fato de terem construído um hotel de alto luxo onde foi um sanatório no passado, isso traz uma certa carga "sinistra" na história e o cenário ideal para tais crimes. O fato de ser um local isolado também ajuda a criar tensão pois devido as condições climáticas a polícia não consegue subir a montanha e fica aquela vibe Pânico onde todos são vítimas em potencial de um assassino desconhecido e muito próximo.

via GIPHY (por incrível que pareça essa máscara tem tudo haver com a história)

Não fosse a parte dramática exagerada o livro teria sido perfeito, pois é do tipo que prende desde o início nos deixando intrigados, assustados e curiosos com a motivação querendo descobrir quem está por trás de tudo aquilo. A parte investigativa é incrível e tensa também pois Elin está afastada mas como a polícia não tem acesso ao local ela "quebra um galho", muitas vezes investigando por conta própria seguindo seus instintos sem pedir permissão ao seu chefe local naquele momento.
Como suspense ele tá mais para um thriller psicológico com um trauma que desencadeou sentimentos negativos, se eu pudesse resumir tudo isso.



Quotes:

Ela é boa em manter a pose, mas, na verdade, está fazendo de tudo para não desmoronar.

Ela se esquecera de como é fácil perder a noção de alguém. Da soma de suas partes.

Podemos fingir até a mentira se tornar verdade.

Compre:

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários