Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Guia de alimentação e cuidados de um buraco negro de estimação - Michelle Cuevas


Olá galerinha, tudo bem com vocês? Feliz ano novo e sejam muito bem vindos ao primeiro post de 2024 do blog!!! PROMETO que estarei mais presente, afinal a minha meta foi ler mais e espero muito escrever horrores por aqui, mas bora pro livro de hoje?!

Quando Stella Rodriguez, uma menina de onze anos, aparece na NASA para solicitar que suas gravações sejam incluídas nos Discos de Ouro de Carl Sagan, algo inesperado acontece: um buraco negro a segue até em casa e decide se tornar seu animal de estimação.
O buraco negro engole tudo o que toca, o que é um tanto desafiador, para dizer o mínimo — mas também é uma maneira conveniente de se livrar daquilo que Stella não quer por perto. Logo os suéteres feios que sua tia fez desaparecem, assim como o hamster fedorento de que ela está cuidando e, mais importante, todas as lembranças de seu falecido pai, que são dolorosas demais para se ter por perto.

No entanto, esconder o que é difícil de enfrentar dentro de um Buraco Negro tem suas consequências.
E é só quando a própria Stella, seu irmão mais novo, Cosmo, o cachorrinho da família e até a banheira da casa são engolidos pelo buraco negro que a menina percebe que está deixando o luto consumi-la. Stella, então, compreende que precisa ter a coragem de tomar o caminho de volta para casa e abrir seu coração para enfrentar esse momento difícil.

~

Pensa num livro lindo! Por mais que seja destinado ao público infanto juvenil eu AMO essas narrativas que sempre ensinam algo pra gente, conseguimos ter uma nova percepção de algo tão banal mas aos 12 anos (idade da protagonista) era o fim do mundo para nós.

A autora se utiliza de muitas metáforas para tentar explicar o sentimento do luto, as dificuldades pelas quais Stella passa, além de uma imaginação fora do normal afinal um BURACO NEGRO está na casa da menina e nada demais acontece, nenhuma anomalia nem nada do que os físicos preveem em relação a essa singularidade.

via GIPHY

Todos os acontecimentos são meramente imaginativos e isso deve sim ser levado em conta, pois apesar de parecer não é uma ficção científica. A história é simples mas carrega um peso enorme, cheia de significados, mensagens de empatia, superação (não é autoajuda), muita demonstração de afeto com a saudade de Stella pelo falecido pai, sobrando tempo para umas gracinhas também dando aquele tempero gostoso pro livro.

Existem algumas referências literárias como Alice, cultura pop no geral mas nada exagerado. A parte científica é bem forte nisso embora superficial (é um livro para leitores iniciantes) mas está presente desde o início, desconfio que possa ser usado como divulgação científica futuramente embora não seja o foco.

Uma forma delicada, criativa, e terapêutica de tratar o luto, um assunto tão pesado e difícil de lidar. Acredito também que a leitura possa ajudar a quem estiver passando por um momento como esse entender e aceitar o processo, embora seja natural não é nada fácil. 
Tem uma parte em que Stella e Cosmo estão dentro do Buraco Negro, isso é legal pois deu liberdade criativa para a autora fazer o que bem quisesse, e a decisão dela foi no mínimo linda, com um flashback do falecido onde ele conversa com Stella sendo depois explicado se tratar de uma singularidade (eventos aleatórios sem explicação). Parabéns, tirou várias lágrimas dos meus olhos.

 

Esse conceito é muito bem explicado no livro, e ela usa exatamente uma maçã como metáfora.

Não espere um Perdido em Marte, aqui o foco são os sentimentos, o único aviso que dou é que esteja preparado e com uma caixinha de lenços do seu lado. Seja de felicidade ou por um momento triste, esse livro vai te fazer chorar.



Quotes:

Alienígenas iam dar meia-volta em seus OVNIS se soubessem que era possível que os humanos ficassem tão tristes quanto eu estou.

Se você dá nome a uma coisa, aí você se apega.

O momento em que sinto mais saudade de você é quando algo de bom acontece, e aí não posso correr para casa e contar a você, nem ver o quanto a notícia deixaria você feliz.

Uma coisa ruim acontece, e ela divide sua vida em um Antes e um Depois.

Uma coisa pode partir e ainda ser sua guia.

O universo está cheio de coisas incríveis, mas algumas não deveriam ficar conosco para sempre.

Tome cuidado quando lançar alguma coisa ruim dentro do seu buraco negro. Você pode descobrir que se livrou da parte boa também.

Compre:

Ebook (grátis no Unlimited)
Físico

Extra:

Essa música tem tudo haver com o livro, as propostas se encaixam muito bem.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários