Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: A Nuvem - Rob Hart

E aí galerinha, tudo bem? Hoje os levo para redescobrir um sub gênero incrível da ficção científica que já foi muito explorado comercialmente por volta de 2012 mais ou menos, a distopia, estão preparados?!

Em meio aos destroços da América do Norte, a Nuvem reina suprema como uma salvadora global. Ela não é só uma empresa, é um lar, e, depois que você entra para ela, nunca mais quer sair. No entanto, sob a fachada amigável da maior empresa no mundo, se esconde algo muito mais sinistro.

Paxton nunca pensou que trabalharia como segurança para a empresa que arruinou sua vida e absorveu a economia norte-americana, muito menos que se mudaria para uma de suas instalações de moradia. Mas, comparado ao que ficou do lado de fora, talvez a Nuvem não seja tão ruim assim; afinal, é a única organização que pode lhe oferecer tudo de que precisa. E é lá que conhece Zinnia, que o enche de esperança em relação ao futuro e ao amor.

Mas ela não é quem parece ser.

Zinnia nunca imaginou que se infiltraria na Nuvem. Mas agora ela conseguiu um ótimo disfarce e está disposta a fazer de tudo para descobrir os segredos mais sombrios do lugar. E Paxton, com seus medos e esperanças triviais, é o peão perfeito para que ela consiga realizar seu plano.

Isso se ela estiver disposta a sacrificá-lo.

~

Para quem ama uma crítica disfarçada de ficção, uma pitada de "conspiração" (bastante aspas) e bastidores de multinacionais trilionárias além de muita especulação esse é o livro perfeito. Hoje em dia principalmente a nível Brasil não tem aquele que não conheça ou se isente de usar algum serviço da Nuvem - tentem adivinhar qual a empresa em questão - embora na realidade o alvo da história seja outra o autor conseguiu matar 2 coelhos de uma vez só.

via GIPHY

Tido como o novo 1984 a obra deu muito o que falar, talvez pelo seu tom sarcástico bem equilibrado com um pano de fundo plausível sem tantos floreios mas bem tecnológico. Quem acompanha o mundo tech vai captar as mensagens subliminares, a assinatura de serviços para enriquecer sua experiência como consumidor por exemplo, certo programa de fidelidade em que te oferecem filmes, músicas, frete grátis e ebooks a um preço mensal fixo muito inferior a um cafezinho... Familiar? Pois é.

A realidade criada pelo autor é por muitas vezes repugnante, uma vez que a Terra está devastada devido as "grandes corporações" terem explorado até onde não haviam mais recursos e A Nuvem criado esse monopólio onde só eles suprem as necessidades de todo mundo, lembrando que é literal: você se rende a eles ou torce para conseguir uma mutação genética onde consiga se alimentar de luz solar.
Os funcionários da Nuvem são constantemente monitorados por um relógio, são ludibriados com as "vantagens" de trabalhar no complexo que fornece água, comida, e moradia mas por debaixo dos panos sempre há umas taxas "simbólicas" e serviços essenciais não disponibilizados além do fato de ninguém ser pago com dinheiro, mas sim "créditos" para serem usados dentro do ecossistema da Nuvem... Mais coincidências...

Um fato que me chocou foi que eles produzem a própria comida até aí ok. Mas quando é descoberto o processo da carne perto do final... TRAUMA! Confesso que foi bastante criativo, inusitado e repugnante, tá de parabéns.

Lembrou um pouco MadMax em algumas partes principalmente perto do fim, apesar de consistente a história se arrasta um pouco na metade e entrega um final apressado mas coerente deixando espaço para uma continuação caso o autor venha a se inspirar futuramente.
Claro, óbvio, evidente que iria ter romance. Desnecessário? Sempre é, ainda mais num ambiente inóspito desses mas fazer o que né? Talvez ele queira agradar a todos os públicos, mas graças aos Céus não é o foco.

via GIPHY

Gostei demais por explorar um caminho diferente no que se refere a distopia.
Sim, existem outras histórias "corporativas" mas aqui o autor entregou novidade e conseguiu sustentar bem deixando a trama bem redonda embora tenha deixado aberto aquele final.
A ambientação futurística de longe foi das que mais me agradaram por trazer elementos conhecidos facilitando assim a visualização em suas descrições. Daria um belíssimo filme com o roteiro pronto é só algum estúdio pegar para adaptar.


Quotes:

Suposições raramente são baseadas na verdade.

O povo não se esforça quando tem estabilidade.

Somos programados pra buscar aprovação. É o que todo mundo quer.

Pessoas não passavam de sacos de carne recheada. Parte do recheio as fazia se mover e falar. Mas, no fim, eram apenas carne.

Lembre-se, a liberdade é sua até que você abra mão dela.

Compre:

Ebook
Físico

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários