Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O ancião que saiu pela janela e desapareceu - Jonas Jonasson


Olá galerinha, tudo bem com vocês? A dica de hoje tá escondida do catálogo do Unlimited e na minha lista de desejos há tempo! Bora conferir?!

Está tudo pronto para a festa de seu centenário: o prefeito está lá, a imprensa está lá, toda a equipe do asilo, todos querem comemorar.
O único problema é que Allan Karlsson não está nem aí para festa. 

Pular a janela e sair por uma road trip pela Suécia parece muito mais divertido. Ao acompanhar as desventuras deste senhor muito particular, em fuga de mocinhos e bandidos, vamos conhecendo melhor a história desse homem que presenciou algumas das mais inusitadas experiências e conheceu muitos dos personagens emblemáticos do século XX.

~

Que graça de livro, baita surpresa! Personagens cativantes, engraçados, únicos, numa história totalmente inusitada onde velhinhos se tornam trambiqueiros "por acaso" e também por obra do destino família.

Devo destacar uma coisa em relação a estrutura da obra: lembra um pouco o filme Forrest Gump, onde o narrador cria mil e uma aventuras, aqui os fatos históricos se intercalam com o presente mas sendo bem sincero não adicionam em nada em relação a narrativa principal do velho que sumiu com uma mala cheia de dinheiro. Enriquece sim a história, mas ao mesmo tempo a torna cansativa pois essas "aventuras" paralelas são bem extensas para não dizer enfadonhas. Chegou em um momento no final do livro no qual decidi pular essas partes, focando no que realmente importava naquele momento que era o destino da "trupe".

via GIPHY

Allan é um senhor de 100 anos que ao contrário do que se pode imaginar não é ranzinza, pelo contrário. Odeia política, religião e tá pouco se lixando com os acontecimentos do mundo (parece eu) gostei demais de um personagem assim.

É difícil falar de uma história sem entregar os pormenores, garanto muito que vocês irão se divertir apesar da violência onde os bandidos morrem por coincidência do destino sem que Allan suje um dedo sequer, quase como mágica. 
Os amigos que ele vai fazendo no meio do caminho são a melhor parte da história, pois, ao invés de entregarem o velho, o ouvem com a maior paciência do mundo e decidem então ajudá-lo, incialmente com interesse no dinheiro mas logo depois viram amigos de verdade e se metem até os joelhos nessa enrascada a qual nem o próprio Allan sabe mais como ou quem começou.

Foi legal e inesperado o destino que o autor deu aos personagens, nos surpreendendo positivamente, dando aquele ar de leve parte da história desde seu início, adicionando um comissário atrapalhado, um policial com carência crônica de vida social e uma ELEFANTA!

Lembra de leve as loucuras de Douglas Adams, com situações inusitadas, personagens cara de pau e humor ácido, diria até que o livro é "engraçadalho" sei que essa palavra não existe mas é para tentar expressar o nível de insanidade contido aqui.

P.S: Existe uma adaptação cinematográfica mas que infelizmente não consegui encontrar nem nos torrents para assistir 😭😭😭

 


Quotes:

Quando você está fazendo hora extra na vida, é fácil tomar certas liberdades.

Vocês nem imaginam como é o alfabeto russo. Não é de admirar que o povo continue analfabeto.

Mas como a filha não falava mais que um dialeto tibetano uníssono, do qual Allan não entendia uma só palavra, ele concluiu que, como estímulo intelectual, falar com o camelo seria a mesma coisa.

Compre:

Ebook (grátis no Kindle Unlimited)
Físico

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários