Destaques

10/recent/ticker-posts

Curiosidades: Como Funcionam os Lightstick?

 "Light o que?" o nome é esquisito mas o objeto em si é bem conhecido principalmente entre os adolescentes, mesmo aqueles que não curtem uma "party hard", mesmo sem querer você já viu essas pulseirinhas que brilham no escuro.

Pulseiras usadas em festas
Mas qual o motivo delas "acenderem" assim, só quebrando no escuro? Mágica?... Não, é a mais pura ciência mesmo!
Parece complexo mas é até ~~simples~~ o processo que acontece dentro das pulseirinhas um tal de Quimiluminescencia, um processo fisico-quimico que "ativa" o brilho no dispositivo.

Funciona assim: dentro das pulseirinhas há uma espécie de ampola, sim, parecidas com aquelas de remédio, só que de um vidro MUITO fininho quase imperceptível, e dentro dele uma substância (Luminol) que em contato com o líquido de fora (Água Oxigenada) libera a luz, que pode ter várias tonalidades, que variam.

Essas pulserinhas são, digamos, uma variação de dispositivos que utilizam essa mesma técnica, pois na pesca predatória se usam bastões grandes que tem o mesmo funcionamento só que a finalidade é atrair cardurmes a noite quando está bastante escuro, mesmo sendo proibida ainda praticam isso.

Lightstick utilizado na pesca predatória
 "Tá, mas e essa reação aí, faz mal para pele?" Desde que você não tente INGERIR o líquido não há problema nenhum, podem ser usadas sem medo as pulseirinhas. Há um tempo circulava um mito de que as substâncias eram cancerígenas, porém nada disso foi comprovado. ENTAAAAAO...... Podem usar nas festinhas, e onde mais quiserem sem medo nenhum, e agora sabendo como eleas funcionam :)
Reactions