Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de ler: Os 13 porquês - Jay Asher



Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele
ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu
suicídio duas semanas antes.

Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora
ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico
acontecimento.

~

O livro começa já com o incidente de Hannah que aos poucos vai nos introduzindo ao
ambiente escolar, apresentando os “amigos” indo e voltando na história fazendo cada coisa se encaixar (como em todo bom suspense).
Por se tratar de um assunto delicado como o suicídio, muitas vezes o livro fica bem pesado principalmente no começo é um pouco “chocante” mas depois as coisas melhoram (se é que algo pode ser considerado bom na vida de Hannah) e o clima ameniza, mas no geral é uma obra tensa.

Já adianto que o autor promete muita coisa na sinopse mas não é bem isso que ele entrega.
Muitas vezes as reclamações de Hannah soam como birra de menina mal criada, mesmo tendo aquele contexto da depressão algumas coisas poderiam ter sido toleradas pela personagem ou simplesmente excluídas do livro.
Clay é quem mais sofre no fim das contas, todo o peso do suicídio cai inconscientemente sobre ele que apesar de não ser próximo de Hannah era apaixonado por ela mas nunca avançou por medo, devido a isso ele sente culpa pelo acontecido. Como a própria diz isso tudo se tornou uma bola de neve foram vários fatos que isolados não teriam tanta importância só que ela deixou se levar a ponto de tirar a própria vida.

O começo do livro tem um tom meio Gossip Girl onde os segredos mais obscuros de todos serão revelados, mas adivinhem: O autor se perde lindamente no meio do caminho, é tanto vai e volta que às vezes nos perdemos também.

Ao concluir a obra pude identificar o mesmo sentimento que tive com Garotas de Vidro e A
Playlist de Hayden: não é ruim, mas também não é maravilhoso, ainda mais depois de um final “corrido” tinha tudo pra virar favorito masssssss... Faltou muita coisa infelizmente; o que me conforta é a série da Netflix baseada na obra que estreia essa semana e pelos teasers parece que vai “salvar o livro” to bem ansioso sendo muito sincero.
Aliás, a série foi o maior motivo de eu ter encaixado o livro na TBR, que estava há séculos
esperando para ser lido aqui mas nunca aparecia a vontade.

Vocês devem saber que amo Sick-lit e acho uma pena esse não ter funcionado tão bem comigo, parte disso se deve a edição digital porca cheia de erros e palavras faltando que tornaram a leitura um pouco cansativa, ao mesmo tempo que não influenciou no julgamento final da obra pois eu estava consciente disso.

É um livro bom. Recomendo irem sem expectativas e se possível sem nem saber do que se
trata. Talvez eu volte para comentar sobre a série, irei pensar sobre. 3 estrelas está mais que suficiente.



Reactions