Destaques

10/recent/ticker-posts

Música: Calvin Harris e o renascimento do Trance no mainstream


E aí galerinha tudo bem com vocês?
Primeiramente antes que suponham qualquer coisa aviso de antemão que irei falar de música por aqui esporadicamente, esse é o "primeiro" (já tem coisa beeem antiga sobre música por aqui) de muitos, então se preparem, abram o Spotify, curtam as playlists e principalmente as infos que irei trazer aqui para vocês! Recadinho dado agora vamos ao post.

Calvin Harris, produtor e DJ escocês dono dos hits Summer, Feel so Close, I Need Your Love, Outside além de outras milhares de milhões que tocaram até em novelas globais. Agora também o responsável por lembrar que o Trance ainda existe e está mais vivo do que nunca (só no underground), seria ele o Grande Cavalheiro Salvador do Trance? É o que veremos.

Desde o lançamento de Miracle com os vocais de Ellie Goulding fiquei muito "encucado" com a sonoridade pois me chamou muito a atenção. Primeiro pela ousadia dele se arriscar em terrenos até então inéditos (mas segundo o mesmo, ele já produzia esse tipo de som na adolescência), e segundo pela vibe/nostalgia causada pela track. Decidi então ouvir com total atenção para captar as referências dessa maravilha.

O caso Miracle


Vamos de análise quase minunciosa por aqui. A track já inicia com a voz angelical de Ellie (em outras ocasiões diria anasalada, mas se encaixou muito bem por aqui) acompanhada de um piano, aos poucos ganhando força com um sintetizador discreto até mostrar para o que veio num build up nos preparando pro melhor. 
A letra também merece um destaque pois até nisso foge um pouco da forma EDM de algo vazio ou sem significado, temos uma historinha aqui.

O principal - As referências. Bem, não existe UMA apenas, eu pelo menos consegui notar 3, mas algo notável que ele conseguiu fazer foi "resumir" aquela época em específico. É certeiro quando se ouve o primeiro pensamento "tem muito cara de anos 90".

Mas quais foram as inspirações afinal?

A primeira e mais óbvia é Robert Miles - Children mas também poderia facilmente ser Fable, pelo ritmo acelerado do refrão; a segunda entrega no título: Fragma - Toca Me aqui nem podemos discutir; e a terceira é Lasgo - Something, pela estrutura e principalmente o vocal, poderia ir além e citar Cascada também mas Lasgo tinha uma atmosfera mais "dark".

Para finalizar Miracle: A pomba da paz junto com a representação bíblica de Ellie: The Age of Love - The Age of Love. 

Uma questão de Desire


Novamente já começamos com os vocais na cara, e mais uma vez a escolha foi certeira. A única coisa cringe nesse vídeo é o fato de Sam Smith estar metido em racha de carros, totalmente hétero top 🙊

A música já nos entrega as referências no início com uma harmonia etérea que remonta a Rank 1 - Airwave, seguida de um "segura que vem aí" homenageando ATB - Ecstasy, tudo isso muito bem executado para entregar o refrão do 4 Strings - Take Me Away.

É incrível como ele conseguiu amarrar tudo isso de uma maneira uniforme, precisa analisar com calma e fazer um resgate na memória para ligar as coisas, parabéns demais!

Lovers In A Past Life


Com uma pegada bem voltada pra house music no começo, Calvin já nos apresenta os vocais marcantes de Rag'n'Bone Man, famoso pelo hit Human que tocou até no bueiro em 2016 (e parece muito música do Imagine Drags), mas o grande plot twist é no refrão que remete muito a ATB - 9PM ('Till I Come, e também Ayla - Ayla um clássico absurdo da cena. Prestando muita atenção ainda podemos notar um Chicane - Saltwater bem tímido nessa track. Tá sensacional!

Playlist completa

Como sou legal e quero poupar o trabalho de vocês irem atrás, organizei uma playlist e o esquema tá bem simples: primeiro vem a versão Calvin, em seguida as referências, espero que curtam bastante pois em breve tem mais 🔥

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários