Hora de Ler: Frankeinstein e o Eletrodedo (Frankeinstein #2) - Jon Scieszka


 Faaaaaala galerinha! De volta com o volume 2 de uma série infantil que chegou como quem não quer nada e tá conquistando os leitores, preparados?
Antes de mais nada quero me desculpar do sumiço por aqui, por motivos pessoais o blog teve que ficar um pouco de lado, mas voltei e prometo mais frequência nas postagens a partir de agora.
Vamos ao que interessa né?!


No segundo livro da série, Frank Einstein (gênio mirim, cientista e inventor) e seu melhor amigo, Watson, com uma ajudinha de Klink (uma inteligência artificial automontada) e Klank (uma inteligência artificial praticamente automontada), se veem mais uma vez em uma competição com T. Edison, colega de classe e arqui-inimigo de Frank, desta vez para desvendar os mistérios que rondam a eletricidade.


Frank está trabalhando em uma versão melhorada da invenção de Nikola Tesla, o “eletrodedo”, um dispositivo que pode fornecer energia solar de graça para a cidade. Mas isso não está nos planos de T. Edison, que deseja controlar toda a eletricidade de Midville monopolizando as fontes de energia e ficar ainda mais rico. Em uma corrida contra o tempo, Frank e seus amigos são os únicos que podem impedir Edison e seu astuto chimpanzé, o sr. Chimp!

~

Mais uma vez o autor acertou na dose de humor, nas questões "políticas" e principalmente na proposta chave do livro que é a de "ensinar" conceitos científicos de forma bem lúdica e bem discreta durante a leitura. Aqui o foco são as leis de Newton, Tesla, e tudo relacionado a energia; o conceito de geração de energia através da matéria, os tipos de energia dentre outros tópicos que vemos no ensino fundamental para o médio.


 A narrativa dessa vez pesou um pouco, em alguns momentos o livro ficou cansativo mas seus capítulos curtos e as ilustrações incríveis fazem com que o leitor não caia na monotonia,  nem que fique didático demais.

Como disse acima o autor soube (novamente) distribuir bem as ideias deixando a obra bem agradável, ideal para crianças em fase de aprendizado, e para os maiores indico para uma tarde pois dá para concluir a leitura tranquilamente em um dia na praia por exemplo.


E novamente o (autor) livro leva 5 estrelas, pela narrativa fluida, as ilustrações fofas e o enredo-científico da obra.


 Frankeinstein e o Eletrodedo de Jon Scieszka, é composto por 176 páginas, publicado pela editora Intrínseca e a venda em todo país.